E depois do sucesso de Operação Big Hero (Big Hero 6) e Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen), a Disney Pictures agora se prepara para o lançamento do seu 55ª longa de animação: Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (Zootopia).
Aproveitando a breve passagem do presidente da Walt Disney Animation Studios, Andrew Millstein, a distribuidora Brasil convidou alguns veículos para uma sessão especial do animado (onde foram apresentados algumas cenas do filme) seguido de uma mini coletiva de imprensa para apresentar o novo animado do estúdio.
Andrew, começou o evento animado dizendo ser a primeira vez que vem ao país. Antes de falar sobre o filme ele nos apresentou um vídeo emocionante com os maiores sucessos da Disney e que contemplava não só os protagonistas como também os vilões.
O presidente da Walt Disney Animation Studios explicou que uma animação demora em média 5 anos para ficar pronta e que os primeiros 18 meses são focados na pesquisa. Para Zootopia, os animadores começaram estudando animais presentes em um dos parques do complexo Disney World de Orlando, o Animal Kingdom, e mais tarde sentiram a necessidade de estudar esses animais em seu habitat natural e selvagem. Foi assim então que um grupo de animadores foi para a África e estudaram o comportamento de Zebras, girafas entre outras espécies afim de não só pensar em seus movimentos como também buscaram uma inspiração para a história.
Zootopia é uma cidade pensada para abrigar todos os tipos de animais, e para isso foi necessário a criação de “bairros – habitat”. Andrew Millstein nos apresentou cada um desses bairros e ressaltou a importância de se pensar cada detalhe: “Queremos que esses personagens, essa cidade funcione. Isso é importante porque assim as pessoas conseguem se conectar a eles e acreditar na história que está sendo contada”.
E, é verdade. Cada detalhe da produção foi pensada em seus mínimos detalhes, desde um transporte que comporte desde uma girafa até o menos dos ratos, até hotéis, restaurantes e profissões. Tanto os animadores quanto o roteirista, pensaram em saídas criativas para diferentes situações.
Questionado sobre os ingredientes que fazem uma boa animação, Millstein revelou que existe uma cartilha a ser seguida: “Primeiro temos que ter uma boa história, uma história que acreditamos que deve ser contada. Depois transformamos essa história em um bom entretenimento e para isso acrescentamos humor, emoção e personagens cativantes (…) Gostamos de fazer algo que toque as pessoas”.
A ideia de Zootopia surgiu após o lançamento de Enrolados, o estúdio estava sentindo falta de um filme focado em animais protagonistas e logo começaram a busca por uma história.
Sobre a mudança de protagonista, ele respondeu que isso é normal e que a mudança foi vista com bons olhos pros animadores que tiveram que correr contra o tempo para produzir novas cenas que contemplassem esse novo ponto de vista.
A princípio a animação teria Nick Wilde como antagonista, mas, após assistirem o filme tanto o diretor Byron Howard, quanto Millstein acreditavam que a mensagem do filme não estava sendo passada da forma correta. “O longa fala sobre preconceito, sobre colocar as pessoas em ‘caixas’ e tirar conclusão precipitadas sobre seu comportamento, seu estilo de vida. Ao ver o filme, percebemos que Nick Wilde e Juddy Hopps precisavam amadurecer juntos e então decidimos fazer mudanças no filme para deixar a mensagem mais abrangente”.
Ao se a Disney se preocupava em ser inclusiva e se pensava em diversificar mais os personagens contemplando também outras culturas, Andrew contou que o principal foco é sempre a história e tratar temas universais e que possam ser compreendidos e absorvidos por todos. Mas, a diversidade de personagens também é uma preocupação e o estúdio tem procurado ser cada vez mais inclusivo em suas produções.
Questionado sobre o crescimento de personagens femininas fortes, ele respondeu que foi uma evolução natural da Disney e que a tendência é que as mulheres sejam cada vez mais bem representadas e diversificadas.
Além da Disney, diversos outros estúdios lançarão animações com animais protagonistas, ao que Andrew respondeu não ser uma preocupação já que “isso ajuda a formar um novo público que goste de animações. Temos animadores que trabalham em outros projetos e no final, só queremos fazer as pessoas se divertirem (…) Logo, apoiamos outros projetos”.
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (Zootopia) estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de março de 2016.
Matéria de Allan Barbosa