Que tal curtir nesta sexta-feira, dia 20 de abril, o primeiro longa-metragem de animação produzido pela Pixar Animation Studios? A Rede Globo apresenta hoje na Sessão da Tarde, às 16h15, a animação “Toy Story: Um Mundo de Aventuras” (Toy Story), lançado pela Disney nos cinemas em 1995.
O animado se passa dentro do quarto do pequeno Andy, um mundo à parte para seus brinquedos, que ganham vida própria quando os humanos não estão por perto. Todos vivem em plena harmonia liderados pelo caubói Woody, o favorito de Andy. O clima passa a ficar tenso quando o menino ganha em seu aniversário um novo boneco, o moderno Buzz Lightyear, que ameaça o posto de Woody ao se tornar o mais novo preferido de Andy.
Woody, cheio de ciúmes e com medo de cair no esquecimento, tenta, então, se livrar do novo brinquedo. Mas quando Buzz acaba, acidentalmente, no quintal do malvado destruidor de brinquedos Sid, o caubói faz o que for preciso para resgatar o novo companheiro.
Indicado a três Oscars, entre eles melhor roteiro, melhor canção para “You’ve Got a Friend” e melhor trilha sonora, “Toy Story: Um Mundo de Aventuras” (Toy Story) conta com a direção de John Lasseter e hoje é uma das franquias de maior sucesso do estúdio.
CURIOSIDADES
- Fez história: “Toy Story” teve três indicações no Oscar 1996, entre elas no quesito Melhor Roteiro, entrando para a história como a primeira animação a concorrer nesta categoria.
- Billy Cristal como Buzz?: Na versão em inglês do filme, a voz do astronauta Buzz Lightyear é de Tim Allen, mas antes que Tim fosse escalado para o papel, Billy Crystal foi um dos atores convidados e recusou. Depois de ver o filme pronto, Billy disse que essa recusa foi o maior erro de sua carreira e quando a Pixar o convidou para dublar o Mike de “Monstros S.A.“, ele não hesitou em aceitar. Boa!
- Homenagem: O menino Andy, dono dos brinquedos, ganhou esse nome para homenagear Andries “Andy” Van Dam, professor da Brown University e um dos mestres de vários membros da equipe de animação de “Toy Story“.
- Piscou, dançou: Essa é para os detalhistas: se você reparar bem, os personagens nunca piscam ao mesmo tempo, mas sempre um de cada vez durante o filme.