Poucos devem lembrar, mas na década de 90, a TV Cultura em um de seus especiais sobre o Dia Nacional da Criança na TV apresentou diversos desenhos e programas voltados ao público infantil. Um dos grandes destaques foi o curta-metragem de animação dos estúdios Disney, “O Cavalinho de Pau” (Off His Rockers) que foi lançado mundial somente nos cinemas antecedendo o filme “Querida, Estiquei o Bebê” no ano de 1992 nos EUA.

O curta-metragem conta a história de um garoto que acaba trocando o seu brinquedo, um cavalinho de madeira, por um novo video-game de última geração. Misteriosamente o cavalinho ganha vida e faz o possível para conseguir chamar a atenção do garoto que está hipnotizado com o game. Ao ver uma foto brincando com o cavalinho, o garoto se lembra dos bons momentos alegres e resolve abandonar o game e partir em novas aventuras com seu parceiro.

Dirigido por Barry Cook, que anos depois iria trabalhar no clássico “Mulan” (1998), o animado pode ser considerado por muitos uma prévia do longa-metragem “Toy Story” que seria lançado em 1995 e que traz uma temática muito parecida com a do curta. O site de animação Animation-Animagic trouxe uma matéria especial falando da produção do curta-metragem, além de informações sobre a equipe e a ficha técnica do curta.

Uma curiosidades revelada sobre o curta-metragem é o fato dele nunca ter sido lançado no mercado de home vídeo, mas como já citamos, mesmo sendo raro, ele já foi apresentado na TV aberta uma única vez e parece que até agora está esquecido pelo estúdio que nunca se interessou em lançá-lo como extra de algum DVD. Abaixo você confere o link para assistir ao curta na integra que fora postado no Youtube por um fã.


Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.