O diretor Glen Keane acaba de reassumir a direção do novo longa-metragem de animação da Walt Disney Animation Studios, “Tangled” (novo título de “Rapunzel“). A noticia foi dada pelo site Animation World Network, que anunciou a volta do diretor, apos recuperar-se de um ataque cardíaco.
Keane estava tão emocionada que não podia esperar para mostrar trechos de seu filme num evento que aconteceu esse mês, além de falar de todo o desafio técnico e artístico que a equipe da Disney passou para a produção do animado, como não acontecia em nenhuma outra produção na história recente da Disney. Foram apresentados 25% do filme de animação e 19 semanas. A surpresa da apresentação foi a exibição de um clipe animado de seis minutos mostrando uma cena do bandido Flynn Rider (Zackary Levi) e da princesa Rapunzel (Mandy Moore).
E as novidades não param por ai, após a mudança do título do clássico de “Rapunzel” para “Tangled“, parece que o Disney’s Hollywood Studios ainda não se atualizou, pois um usuário do UltimateDisney tirou uma foto dos pôsteres presentes no parque e eles ainda continham o nome antigo. Vejam a foto abaixo:
Falando na mudança do título, muitos sites comentaram o acontecido e explicaram que animados trazendo o nome da personagem feminina faz com que o público masculino se afaste da produção achando ser mais um conto infantil para meninas. A Disney culpa a baixa arrecadação de “A Princesa e o Sapo” pelo título conter a palavra “princesa”, o que acabou afastando os garotos das salas de cinema.
“Baseado nas respostas de fãs e críticos, acreditamos que [A Princesa e o Sapo] arrecadaria mais se não fosse prejudicada pelo título. Algumas pessoas acham que é um conto de fadas para garotas, quando não é. Nós fazemos filmes para serem apreciados e amados por todos“, disse Ed Catmull, presidente da Pixar e Disney Animation Studios. Além de alterar o título de “Rapunzel“, a Disney também vai focar a campanha de marketing de “Tangled” tanto no personagem principal masculino, o Flynn, quanto em Rapunzel, para assim chamar a atenção dos dois públicos.
Dirigido por Byron Howard e Nathan Greno, ambos os diretores de “Bolt: Supercão“, “Tangled” é uma comédia-musical e terá as canções assinadas pelo grande musico Alan Menken, premiado e conhecido por seus trabalhos na Disney como “A Pequena Sereia“, “A Bela e a Fera“, “Aladdin“, “Pocachontas“, “Hércules“, “O Corcunda de Notre Dame“, “Nem Que a Vaca Tussa” e “Encantada“. No elenco de dublagem do animado, até o momento, foram confirmados apenas as participações de Zachary Levi (Flynn Ryder), Mandy Moore (Rapunzel) e Donna Murphy (Mother Gothel, a bruxa).
O longa ganhará destaque por ser o primeiro conto de fadas do estúdio a ser lançado em 3D, isso mesmo, Rapunzel será a primeira princesa Disney a ser lançada usando a tecnologia 3D. “Tangled“, próximo conto de fadas Disney, chega aos cinemas em Disney Digital 3D e sua data de estréia está agendada para o dia 24 de novembro de 2010, apenas uma semana depois da estréia de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I“, um dos longas que promete ser o destaque do ano.
A pré-estréia será limitada e vai acontecer no dia 12 de novembro de 2010, em alguns dos cinemas norte-americanos. No Brasil, a estréia está agendada para o dia 07 de Janeiro de 2011, chegando em versões normais e em Disney Digital 3D. Abaixo você confere duas imagens do animado, um clipart e um rascunho.