Todo mundo adora fazer lista dos melhores filmes, músicas, livros… Como hoje é sexta-feira 13, o jornalista Gabriel Danius Fachetti destacou para o Plugou os cinco melhores filmes de terror.
1. O Iluminado (1980)
Clássico do terror tanto na literatura como no cinema a adaptação feita por Stanley Kubrick do livro de Stephen King é de arrepiar e tem como protagonista o ótimo Jack Nicholson. Chama a atenção a maneira que Stanley Kubrick montou o filme, transformando aos poucos a figura de pai paterno em um verdadeiro demônio. Clássico que pode ser comparado ao vinho, com o tempo fica melhor.
2. O Exorcista (1973)
Considerado por muitos o filme mais horrorizante da história conta a história de uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio. Sua mãe chama um padre que chega a conclusão que a garota está possuída e precisa passar por um exorcismo. Foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
3. Psicose (1960)
Dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock e com roteiro de Joseph Stefano filme é considerado o precursor entre os filmes do gênero. Não existe cena mais clássica entre os filmes de terror que a de Marion Crane (Janet Leigh) tomando banho no chuveiro e sendo esfaqueada por Norman Bates. Impossível uma lista de filmes de terror que não conte com Psicose.
4. Suspiria (1973)
Quando se fala em cinema de terror italiano ou giallo como é conhecido o thriller italiano o primeiro nome que vem a mente é o do diretor cult Dario Argento. Com cores fortes e boas doses de susto filme consegue pregar ótimos sustos. Filme traz ótima trilha sonora composta pelo grupo Goblin e que ajuda no suspense
5. O Massacre da Serra Elétrica (1974)
História real do louco Ed Gein, que fazia móveis com ossos e usava pele humana como máscara para impressionar suas vítimas, teve algumas adaptações no cinema, mas nenhuma chega aos pés do filme dirigido por Tobe Hooper. Longa traz total desespero para os protagonistas e a cena do jantar com os familiares mortos é de arrepiar. Um ótimo thriller e que não pode ser dispensado em uma sexta-feira 13.