A editora Abril anunciou hoje, que o artista Renato Canini será o convidado especial do Sábados da Memória das Artes Gráficas, que acontece no próximo sábado, dia 20 de novembro, na Biblioteca de São Paulo. O projeto tem como finalidade o resgate da memória dos artistas gráficos brasileiros e o gaúcho Renato Canini, que há 30 anos não visita São Paulo, dará um depoimento sobre sua carreira ao público presente.
Canini é um dos grandes nomes da arte da ilustração no Brasil. Em quase 50 anos de carreira, fez quadrinhos, livros infantis, charges e tiras cômicas. Seus trabalhos já ganharam as páginas de diversas publicações da imprensa, algumas das quais marcaram época, como as revistas Recreio (primeira série), Pancada e o jornal O Pasquim. A verve cômica levou sua obra a ser selecionada para os Salões do Humor do Canadá, da Alemanha e do Japão.
Nascido em 22 de fevereiro de 1936 na cidade de Paraí, no Rio Grande do Sul, Renato Vinícius Canini ingressou na Editora Abril em 1969 para trabalhar na Recreio. No ano seguinte, começou a desenhar o Zé Carioca, ficando na função por seis anos. Em parceria com o roteirista Ivan Saidenberg, ele expandiu o universo do personagem, tornando-o muito mais brasileiro. O evento terá mediação de Marcelo Alencar, editor e tradutor, responsável pelos textos e tradução da coleção O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks.
Aos interessados, o evento começa às 10h na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo. Mais informações pelos telefones (11) 2089-0800 e (11) 2089-0800 ou pelo site da Biblioteca.