De acordo com uma pesquisa online realizada em um site dedicado aos espetáculos musicais, a melhor peça do gênero de todos os tempos foi Os Miseráveis (Les Misérables), de Boublil e Schonberg, que recentemente ganhou uma versão para os cinemas, estrelado por Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen e grande elenco.
Também disposto de conhecer o melhor espetáculo de todos os tempos, o site britânico Jemm Three fez a lista dos 100 melhores musicais de acordo com os votos dos internautas e o espetáculo baseado na obra de Victor Hugo foi o grande vencedor, seguido de Wicked, a paródia da Broadway de O Mágico de Oz e O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber, que ficarm em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Baseada no romance de Victor Hugo e ambientada na França do século 19, o musical já foi encenado em 42 países, em 21 línguas e foi visto por mais de 60 milhões de pessoas, inclusive no Brasil, em 2001, quando ficou em cartaz no Teatro Abril, em São Paulo. Ambientado na França do século 19, Os Miseráveis conta uma envolvente história de sonhos destruídos e amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção – um eterno testamento da sobrevivência do espírito humano. Jackman é o ex-prisioneiro Jean Valjean, caçado durante décadas pelo implacável policial Javert, depois de violar a liberdade condicional. Quando Valjean aceita cuidar de Cosette, filhinha da operária Fantine, suas vidas mudam para sempre.