No último dia 14 de junho, sábado, o longa-metragem nacional O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu (Garoto Cósmico), conquistou o principal prêmio do júri e do público da 38ª edição do Festival de Cinema de Animação de Annecy, considerado o Oscar da animação.
Esse é o segundo ano consecutivo que uma animação brasileira sai levando o principal prêmio do Festival, já que no ano passado, foi a vez do brasileiro Luiz Bolognesi, desbancar animações de todo o mundo e sair vitorioso com o seu Uma História de Amor e Fúria, já disponível para venda em DVD, BD e em versão digital.
Alê Abreu voltou ao Brasil é já começou a colher os frutos de seus dois prêmios Annecy. Além de ver seu animado voltar aos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Belém, ele vai participar de uma palestra no Anima Mundi, que começa dia 25 de julho. Essa será a primeira vez que Além fala de seu filme no Brasil, numa otima palestra programada para acontecer no dia 1º de agosto, com exibição do longa.
Sem data para chegar em DVD e BD no Brasil, O Menino e o Mundo já é considerado pela imprensa especializada como um forte concorrente a uma indicação ao Oscar de melhor animação.