No último sábado, dia 28 de novembro, a convite do Teatro Bradesco, tive a chance de conferir o novo espetáculo que estreou na capital paulista, no dia 05 de novembro, o espetáculo Nuvem de Lágrimas: O Musical, uma produção inédita e 100% brasileira.
Para os que me conhecem ou já acompanham algumas matérias aqui no Cadê o Léo, vocês sabem que eu sou apaixonado pelo Teatro Bradesco, que para mim é sem duvida ou dos melhores teatros da nossa cidade, que estava carente de um grande musical.
Homenageando a nossa cultura sertaneja e caipira, o espetáculo se passa no interior brasileiro e é inspirada em um clássico da literatura mundial: o romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Todas as canções da trama são da famosa dupla Chitãozinho & Xororó, que embalam essa linda história de amor. Entre as canções temos “Nuvem de Lágrimas”, “Fio de Cabelo”, “Brincar de ser feliz”, “Sinônimos”, “Saudades da Minha Terra”, “Alô”, “Tristeza do Jeca”, “Galopeira”, “Página de Amigos”, “Rancho Fundo”, “Não Desligue o Rádio”, “60 Dias Apaixonados” e muitos outros sucessos da dupla! Ah, claro, não falta a canção “Evidências“, um clássico na voz da dupla que completa 45 anos de carreira.
A frente do ótimo elenco temos como protagonistas dois prodígios da música brasileira, a cantora e multi-instrumentista Lucy Alves (finalista do programa global “The Voice” de 2013) e o cantor e violeiro Gabriel Sater, que carrega em seu DNA a cultura de raiz, já que é filho do grande Almir Sater.
Vamos parar de falar um pouco e curtir um melody com três canções presentes no espetáculo, numa emocionante cena que podemos ver a qualidade desse elenco. A gravação é do excelente site Cena Musical:
A direção geral do espetáculo é do Luciano Andrey e da Tania Nardini (que é também a coreógrafa) e conta a história escrita por Anna Toledo, que nos apresenta o descompassado amor de Bete e Darcy. A moça, funcionária de uma cooperativa agrícola, julga o rapaz pela primeira impressão e não consegue se abrir para uma relação sincera. Já Darcy se deixa escravizar pelas aparências, esquecendo-se de seus próprios sonhos.
As sombras de paixões mal resolvidas aparecem também entre os mais velhos, que se deparam com os efeitos de um amor fortuito abafado no passado. Paralelamente, outras tramas envolvem personagens com nuances de índole e preconceitos.
A produção conta com nove músicos, que executam ao vivo os hits de Chitãozinho e Xororó com arranjos criados por Carlos Bauzys (direção musical) em parceria com Daniel Rocha, especialmente para teatro musical. Entre os 23 atores-cantores que atuam na peça – além de Lucy Alves e Gabriel Sater – estão ainda Blota Filho, Zé Henrique de Paula, Sérgio Dalcin e um grande elenco.
Quem me conhece sabe que sou um grande admirador de teatro musical e confesso que estava bem ansioso para a estreia de Nuvem de Lágrimas: O Musical. Infelizmente não consegui ir próximo a estreia, pois estava viajando, fora do Brasil, mas consegui prestigiar o grande Luciano Andrey, que assina a produção musical e a direção do espetáculo. Não vou puxar sardinha, mas tenho que falar que o musical me emocionou muito em vários momentos, principalmente por ser um grande fã do universo sertanejo de raiz, mas também pelo fato de ser uma história simples e pela primeira vez me identificar com os personagens da trama. Não que eu tenha nascido no campo ou tenha feito algo, mas foi uma delicia poder ver um pouco da nossa história e nossa cultura sendo contada no palco em um musical simples e que encanta a todos que o assistem.
Espero que a curta temporada de Nuvem de Lágrimas: O Musical não seja tão curta assim, pois é um espetáculo que merece ser visto por muita gente. Vale e muito o ingresso!
NUVEM DE LÁGRIMAS
Quinta às 21h00, Sexta às 21h30, Sábado às 21h00 e Domingo às 19h00
Teatro Bradesco (Shopping Bourbon. Rua Palestra Itália, nº 500 – 3º piso. Perdizes – São Paulo)
Ingressos: De R$ 25 (meia entrada) a R$ 190
Temporada: 05 de novembro até 13 de dezembro
Duração do espetáculo: 120min (com intervalo de 15min.)
Classificação: Livre
LISTA DE MÚSICAS:
“Nuvem de Lágrimas” – Paulo Debétio / Paulinho Rezende
“Caipira” – Joel Marques / Maracaí
“Sistema Bruto” – Cacá Moraes / Gil Cardoso
“Fio de Cabelo” – Marciano / Darci Rossi
“Porque Brigamos?” – Neil Diamond / Versão: Rossini Pinto
“Eu preciso de você” – Roberto Carlos / Erasmo Carlos
“Brincar de ser feliz” – Maria da Paz / Nino
“Sinônimos” – César Augusto / Paulo Sérgio / Cláudio Noam
“Se Deus me Ouvisse” – Almir Rogério
“Saudades da Minha Terra” – Pascoal Todarelli / Gérson Coutinho da Silva
“Alô” – Feio / Fátima Leão
“Cara a cara, frente a frente” – Cesar Augusto / Chitãozinho
“Tristeza do Jeca” – Angelino de Oliveira
“Sorriso Mudo” – Jardel / Baltazar da Silva
“Galopeira” – Mauricio Cardoso Ocampo
“Página de Amigos” – Alexandre / Rick
“Coisa de Amigo” – Danymar / Carlos Randall
“Rancho Fundo” – Ary Barroso / Lamartine Babo
“Beijinho Doce” – João Alves dos Santos (Nhô Pai)
“Nasci de Bota e Chapéu” – Gil Cardoso / Xororó
“Não Desligue o Rádio” – Cleiton Santos
“Som da Viola” – Álvaro Socci / Claúdio Matta / Vivian Peri Cockell
“Evidências” – José Augusto / Paulo Sérgio Valle
“Majestade o Sabiá” – Roberta Miranda
“Fogão de Lenha” – Carlos Colla, Mauricio Duboc e Xororó
“Minuet in G Major” – Henry Purcell
“Pé na Estrada” – Joel Marques / Xororó
“Bailão de Peão” – Maria da Paz / Nino
“60 Dias Apaixonados” – Constantino Mendes / Darcy Rossi
“Ela Fez Minha Cabeça” – Constantino Mendes / José Homero