Elton John, o gênio criativo do rock-pop inglês, reverenciado internacionalmente, imprimiu sua marca em Aida, conquistando cinco prêmios Tony para o musical. Contemporâneo e arrebatador, o musical foi consagrado na Broadway e correu o mundo. Foram 1852 apresentações e 30 pré-estréias durante quatro anos.
Duas novas produtoras de São Paulo, a Master Produções Artísticas e Culturais e a Break a Leg! Produções e Eventos compraram os direitos do musical da Disney Theatricals e movimentaram cerca de 250 profissionais, entre atores, músicos, bailarinos, técnicos, figurinos, cenografia, produção e direção para colocar o musical de Elton John e Tim Rice, Aida, nos palcos de São Paulo.
Agendado para estrear hoje, dia 14 de Fevereiro de 2008, nos palcos do Teatro Cultura Artística, o musical “Aida” conta uma história que poderia ter acontecido em qualquer tempo e lugar e poderia certamente ser a sua história… Radamés, o implacável capitão egípcio, invade a Núbia instigado por seu pai, o ambicioso, primeiro ministro e braço direito do Faraó, Zozer. Dominando o povo Núbio, aprisiona um grupo de mulheres na margem do Rio Nilo, entre elas está Aida, uma princesa disfarçada. Aida, em sua nobreza e coragem, reage tentando impedir a prisão das mulheres e acaba chamando a atenção de Radamés. Levada como presente na condição de escrava para a princesa egípcia Amneris, Aida passa a conviver no palácio do Faraó com Radamés, que se sente profundamente atraído por ela sem saber de quem se trata. Reconhecida por Mereb, jovem servo núbio capturado, Aida pede segredo de sua identidade. Noivo de Amneris há nove anos, Radamés começa então a viver uma transformação emocional. Não menos intensos são os dramas vividos por Aida e Amneris. Uma divide-se entre o amor e seus deveres reais, a outra se sente abandonada e enganada… uma gama de sentimentos vão culminar em todas as mazelas humanas, as mesmas que vem acompanhando a história do homem de todos os tempos! Domínio, escravidão, amor, ódio, renúncia, conquista, vida e morte arrematam o enredo de Aída que vai emocionar e deixar marcas em você… as marcas de todos os tempos e de todos nós!
No último dia 13, aconteceu a pré-estréia para famosos e convidados que teve a presença de Vera Zimermann (atriz), Ruben Ewald Filho (jornalista e crítico de cinema), Alexandre Barillari (ator) e do cartunista Maurício de Souza.
FICHA TÉCNICA
Fabiano Vannucci – Diretor
Guilherme Terra – Diretor Musical
Paulo Marques – Diretor de Produção
Patrícia Fontes – Diretora de Produção
Paulo Perrota – Diretor Técnico
André Protasio – Supervisão Musical
Caio Nunes – Diretor de Movimento
Alan Rezende – Assistente de Coreografia
Heloisa Poiani – Ensaiadora
Rui Cortez – Figurinista
Anderson Bueno – Visagista
Thiago Bonanato – Diretor Técnico e Light Design
Marisa Rebolo – Diretora de Cenografia
Andrea Tavares – Assistente de Cenografia
João Donga – Assistente de Cenografia
ELENCO
Aline Menegheti
André Saporetti
Andrea Marquee
Carol Bezerra
Celso André
Clara Camargo
Corina Sabbas
Daniel Cabral
Danilo Moraes
Esdras Silva
Fabio Ventura
Fabiola Ramos
Felipe Caczan
Leo Ruyz
Livia Graciano
Livia Martha
Luciana Milano
Lui Mendes
Mariana Hidemi
Mario Americo
Marly Montoni
Matheus Herriez
Naíma
Nina Morena
Ney Roala
Paulo Cremona
Renato Herédia
Saulo Vasconcellos
Séfora Araujo
Thaís Piza
Thiago Lemmos
PRODUÇÃO
Nilton Seauciuc – Produtor
Helena Fontes – Produtora
Patricia Fontes – Supervisora de Produção
Luque Daltrozo – Administrador Geral
Silvio Hammen e Amanda Linardi – Assistente de Produção
Leandro Viana Amorim – Assistente de Direção Geral
GALERIA DE IMAGENS (Clique nas imagens para ampliar)
GALERIA DE VÍDEOS
VALE LEMBRAR…
No ano passado, 2007, o site Jim Hill divulgou um artigo falando que os estúdios Disney estariam novamente interessados em adaptar o musical “Aida” para as telas do cinema numa versão live-action. De acordo com o artigo, a atriz e cantora Beyoncé Knowles (“Dreamgirls: Em Busca de um Sonho”) estaria nos planos da equipe para viver a personagem principal do musical. Além dessa nota o site durante a mesma semana apontou outra nota dizendo que o ator Corbin Bleu (o Chad da franquia “High School Musical”), o mais novo queridinho da Disney, poderia também estar com seu nome cotado para o elenco do filme, mas desde tais boatos nada se falou dentro do estúdio sobre a adaptação do grande musical para as telas do cinema.