Na noite desta quarta-feira, dia 05 de outubro, foi anunciado a morte do famoso empresário Steven Paul Jobs, aos 56 anos. Conhecido como o criador da Apple, Jobs também foi o criado do estúdio de animação Pixar Animation Studios e trouxe ao mercado vários produtos como o Macintosh, o iPad, o iPhone e o iPad.
Para os fãs que não conhecem a história dos estúdios da Pixar, em 1986, Steve Jobs pagou cerca de US$ 10 milhões pela problemática divisão de computação gráfica da LucasFilm, empresa de George Lucas, responsável por franquias do cinema como “Star Wars” e “Indiana Jones“.
A nova empresa ganhou o nome de Pixar, um pseudo-verbo em espanhol que significaria “fazer pixels”. A empresa servia apenas como uma companhia de hardware e o computador Pixar Image Computer era seu produto primário. Um dos maiores compradores do computador era a Walt Disney Pictures, que com os anos, em colaboração com a Pixar, desenvolveu o CAPS, um software que permitia colorizar animação tradicional no computador.
Em 1995, a Walt Disney Pictures lançou o primeiro filme totalmente produzido em computador, “Toy Story“, produzido pela Pixar. O sucesso foi tanto, que o estúdio produziu outros animados como “Vida de Inseto“, “Toy Story 2“, “Monstros S.A.“, “Procurando Nemo” e “Os Incríveis“, todos sucesso de público e crítica.
Em janeiro de 2006, a Disney e a Pixar, depois de quase dois anos planejando um novo acordo, finalmente chegaram a uma decição e a Disney comprou a Pixar por US$ 7,4 bilhões de dólares. Assim, Jobs se transformou no maior acionista individual da companhia de Mickey Mouse.