De uns anos para cá, a Disney Animation Studios vem surpreendendo os fãs com seus novos e ótimos curtas-metragens de animação que são exibidos antes dos seus filmes, como a Pixar também vem fazendo. Infelizmente, antes de Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (Zootopia) nenhum curta inédito foi apresentado ao público, mas não fiquem triste, pois o estúdio confirmou o curta que será apresentado ao público antes da exibição de Moana: Um Mar de Aventuras (Moana), que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros.
Com direção do brasileiro Leo Matsuda, que trabalhou no departamento de arte dos clássicos Operação Big Hero e Zootopia, o novo curta da Disney será Inner Workings (Tradução: Funcionamento Interno), que vai contar uma história bem comum em nosso cotidiano.
Quem nunca teve aquele clássico duelo entre as decisões racionais do nosso cérebro e as desesperadas atitudes de nosso coração? Essa eterna briga invisível ganhará vida através da ideia original de Matsuda, que lembra em muito o novo sucesso da Pixar Animation Studios, Divertida Mente (Inside Out), que já está disponível para venda no Brasil em mídia física (DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D) e também no formato digital.
Nesta nova aventura, vamos entrar dentro do corpo humano de Paul, um jovem trabalhador entediado com a sua vida monótona e o dono desses dois órgãos (cérebro e coração), que como de muitos humanos, discorda na maioria das vezes. Certo dia, Paul está percorrendo o caminho de sempre para seu trabalho e percebe o quanto as pessoas estão se divertindo em uma praia, com isso, seu cérebro e coração entram em uma nova disputa para decidir qual será o melhor caminho que ele deverá seguir.
“Há muitas histórias sobre o seu coração desejar algo e você abandonar toda a sua responsabilidade. Essa mensagem é sobre como encontrar diversão e alegria e incorporá-las à sua vida“, explicou o produtor Sean Lurie, em entrevista.
Já o diretor Matsuda, nascido em São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, afirmou em entrevista ao USA Today, que também vive nesse cabo de guerra entre os dois extremos, pois ele é descendente de japoneses (e apresenta um lado muito disciplinado) e entra em conflito com o seu lado brasileiro, que é muito mais festeiro.
“Você se esquece de viver a própria vida“, afirmou o diretor. “É algo muito real para muitas pessoas, com contas para pagar, família e responsabilidades pessoais“. O diretor afirma que para viver bem, tanto o coração como o cérebro tem que encontrar um equilíbrio.”Por isso, tive o desejo de contar essa história, porque é algo que eu preciso trabalhar — como equilibrar a minha vida”, afirmou ele.
Inner Workings (Tradução: Funcionamento Interno), inspirado no curta Reason and Emotion (de 1943), antiga atração do parque temático EPCOT, o curta-metragem de animação está em fase de testes e promete inovar ainda mais, pois vai explorar os limites da tecnologia Meander, a mesma usada nos curtas da Disney: O Avião de Papel (2012) e O Banquete (2014), que combinam de forma incrível e excepcional a computação gráfica com a animação tradicional. Vale lembrar, que os dois curtas citados foram vencedores do do Oscar®, na categoria de melhor Curta-metragem de animação.
Abaixo algumas artes já divulgados do animado, que estreia nos cinemas junto com o filme Moana: Um Mar de Aventuras (Moana), em novembro nos cinemas dos EUA e apenas em janeiro nos cinemas brasileiros.