O DIÁRIO DE HIGH SCHOOL MUSICAL: A SELEÇÃO
PARTE 12: QUÉ VIENE AQUÍ?

Relatos de um repórter eliminado de Disney High School Musical: A Seleção

Por Diego Bargas, NIP 4670*

O episódio que escolheu os oito finalistas do Disney High School Musical: A Seleção, apesar de sem alarde, funcionou como uma final do programa. Isso porque será nestes oito participantes, ou, mais precisamente, no grupo musical que eles formam, o maior investimento pós Seleção. O filme fica para o ano que vêm, quando tudo pode ter acontecido, mas o grupo já começa a trabalhar agora. Esta foi a estratégia desde o início, e justifica as gravações tão adiantadas, a produção dos clipes por último e os CDs já prontos quando é anunciada a gravação deles. Tal estratégia pasteuriza o conteúdo, mas funcionou com o Rouge, alguns anos atrás. Sendo assim, a escolha do casal, na final do programa, serve apenas para distribuir personagens e destacar quem entre eles fica na linha de frente.

O décimo segundo episódio do programa encerrou o ciclo de apresentações musicais dando vontade de ver coisa nova na Seleção. As apresentações com músicas inéditas foram, de fato, inéditas para os brasileiros, mas são originalmente músicas do HSM La Selección, da Argentina.

Bia e Samuel cantaram a versão em português de “Algunos Sentimientos”, Olavo e Júnior cantaram “No Puedo Más” (“O Sonho que me faz Vibrar”), Renata e Moroni “Si se lo Contás” (“Segredo de Amor”), Pâmela e Paula “Yo llevo un Amor” (“Eu Tenho um Amor”), e Karol e Fellipe “Nada Termina”, música que, no CD do programa, é cantada por Wanessa Camargo (“O Sonho Não Termina”). Vale dizer que Karol e Fellipe cantaram muito melhor que a interprete brasileira, e mostraram talento e carisma, e que estão prontos para vencer o reality.

Não que seja ruim o conteúdo argentino, mesmo porque tudo no La Selección foi muito caprichado, mas é desnecessário, e desmotivador para quem espera aquele HSM super brasileiro, além de traduções de conteúdos de outros países já nos ter rendido produções inexpressivas como Chiquititas, Floribella etc, e a própria Disney, em parceria com a Argentina, no ano passado cometeu equívocos que comprometeram a série “Donas de Casa Desesperadas“, produzida com a Rede TV!.

A dramática eliminação não poderia ilustrar melhor a fase que enfim terminou. Saíram Pâmela, a candidata provavelmente que teve maiores críticas de espectadores e internautas por suas apresentações desde o começo, e Júnior, um dos melhores do programa, que engordou a lista de eliminações misteriosas (se não equivocas), onde já estavam Yasmim, Bernardo, Carol e Lenora. A decisão final também foi dramatizada por Schiavo, de apontou quedas na qualidade do trabalho de alguns participantes, falta de sentimento (no caso de Paula e Pâmela), e de química (para Moroni e Renata).

No programa, os candidatos vão finalmente atuar e dançar. Fora dele, tem disco novo e turnê sendo programada. A promessa de que tudo o que fizerem será sempre original e muito brasileiro, e que chega de HSM americano e argentino, está firme e forte, e esperamos que seja cumprida.

Continua na semana que vem…

* NIP é o Número de Identificação do Candidato, que todos ganharam no primeiro dia da seleção, e o mantiveram até o final de sua participação.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.