O DIÁRIO DE HIGH SCHOOL MUSICAL: A SELEÇÃO
PARTE 05: FINALISTAS

Relatos de um repórter competindo em Disney High School Musical: A Seleção

Por Diego Bargas, NIP 4670*

O Disney High School Musical: A Seleção chega finalmente ao quinto episódio, onde, enfim, serão escolhidos os 18 participantes da fase do reality que mais promete: a Academia de Artes. Mas antes há um último teste para o seleto grupo de 40 meninos e meninas que enfrentaram 5 eliminatórias (contando desde a pré seleção na inscrição pelo site) e 18 mil candidatos. Analisando esse primeiro mês de programa, nada que não tenha sido visto em Popstars ou Ídolos foi incluído, apesar de outras habilidades terem sido avaliadas, a produção não inovou em momento algum. Quem viu tudo de perto sabe que está no programa muito pouco do que aconteceu nesta fase de castings, e isso se deve muito à edição descuidada, além da opção recorrente em programas do gênero, porém infeliz, de narrar tudo ao invés de deixar os participantes, com suas palavras e seus próprios atos, contarem a história.

No último episódio antes da entrada na Academia, os 40 finalistas passaram uma semana em São Paulo para se prepararem para a última audição: um show ao vivo com coreografia preparada por eles. Nada de muito complicado, diga-se de passagem, já que criatividade e espontaneidade acabaram sendo pré-requisitos logo de cara na Seleção.

Durante a semana, separados em dez grupos de quatro, os competidores ensaiaram tudo, e na sexta se apresentaram para os jurados, cantando e dançando (e na medida do possível atuando) o primeiro single do segundo filme, What time is it, que abre o longa. As apresentações, apesar de escondidas pelos comentários desnecessários da narração de Robson Nunes,do Zapping Zone, traduziram e exemplificaram o espírito do programa e da marca HSM. Os participantes subiram ao palco afobados, vestindo roupas coloridas, maquiados e penteados. Fizeram apresentações desafinadas e dançaram o mais animadamente possível. Muitos até deram o pulo no final, marca do High School. Todos se mostraram absolutamente aptos a, com uma ajudinha e uma boa lapidada, representarem a marca no Brasil.

Já na exibição dos testes, a edição destacou seus favoritos. Olavo e Eduardo Gil continuam a aparecer mais que os outros, e o celebre casal Karol Candido (ou Karol Cantora, como ficou conhecida) e Moroni Cruz já parecem ter atenção pelos motivos que os tornaram famosos entre os competidores: A semelhança (e o esforço para ressaltá-la) entre Moroni e Zac Efron e os dotes vocais de Karol.

O momento mais emocionante do episódio foi sem duvida os jurados terem, pela primeira vez, chamado os candidatos pelo nome, e não pelo número. Foi também particularmente especial os momentos depois de os aprovados saírem do palco. Ligando para a família, chorando e desabafando, como pessoas comuns, e não os jovens astros intocáveis da versão original.

Os que a partir de agora aparecem na casa são: Eduardo Gil, Amanda Damásio (que dizem ter sido substituída por uma tal de Alessandra), Moroni Cruz, Pamela Otero, João Victor, Karol Candido, Bernardo Falcone, Renata Ferreira, Fellipe Ferreira, Paula Barbosa, Olavo Cavalheiro, Beatriz Machado, Samuel Nascimento, Carolina Calheiros, Daniel Bianchin, Lenora Hage, Junior Wolt e Yasmim Manaia.

Todos eles, ao menos por enquanto, mostraram ter o suficiente para Disney High School Musical: a Seleção. A idéia, e o cobrado, era atuar, cantar e dançar. Mas agora o desafio é unir, em harmonia, dois quase extremos: desenvolver o talento e a técnica nos 3 requisitos, e usá-los do jeito High School Musical, e fazer tudo ao mesmo tempo.

Continua na semana que vem…

* NIP é o Número de Identificação do Candidato, que todos ganharam no primeiro dia da seleção, e o mantiveram até o final de sua participação.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.