Depois de sua primeira exibição para o público durante o Festival de Berlim, onde foi consagrado com o Teddy, principal prêmio para produções com temática homossexual, o filme nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do estreante diretor Daniel Ribeiro, dos curtas Café com Leite e Eu Não Quero Voltar Sozinho, ganhou seu primeiro cartaz nacional, que vocês conferem ao lado.
Antes de sua estreia nos cinemas nacionais, que está agendada para o dia 10 de abril, quinta-feira, o filme será o único representante brasileiro na competição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, um dos eventos mais antigos do gênero realizado na América Latina.
De acordo com a crítica internacional, o filme nacional foi considerado o melhor filme da mostra, o que garantiu sua venda para pelo menos 15 países, entre eles Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Romênia, entre outros. Além de ser premiado, o filme ficou em segundo lugar na preferência dos espectadores na mostra alemã Panorama, que apresentou 36 trabalhos de 29 países.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho traz em seu elenco nomes como os de Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Coelho, Isabela Guasco, Júlio Machado, Selma Egrei, Naruna Costa, Eucir de Souza, Lucia Romano, Pedro Carvalho e Victor Filgueiras.
Na trama, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
A estreia nos cinemas nacionais de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho acontece dia 10 de abril.