Como nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, estreia nos cinemas de todo o Brasil o drama “Histórias Cruzadas” (The Help), estrelado por Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer e grande elenco, o Planeta Disney separou para vocês uma lista com as principais curiosidades sobre a produção do longa-metragem que ganhou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e se consagrou neste último domingo, dia 29, como o grande vencedor do Screen Actors Guild Awards®, levando três prêmios (melhor atriz para Viola Davis, melhor melhor atriz coadjuvante  para Octavia Spencer e melhor elenco). Segue abaixo algumas curiosidades sobre a produção.

 

FATOS CURIOSOS

• O filme é baseado em um fenomenal romance best-seller do New York Times de Kathryn Stockett. Com três milhões de cópias impressas, “The Help” permaneceu na lista de best-sellers do NYT por 103 semanas, seis das quais ocupando o primeiro lugar.

• Produzido por Brunson Green, Chris Columbus e Michael Barnathan, e dirigido e escrito para o cinema por Tate Taylor, “Histórias Cruzadas” (The Help) é um filme profundamente comovente e emocionante sobre a capacidade de empreender mudanças.

• Tate Taylor dirigiu e escreveu o roteiro de “Histórias Cruzadas” (The Help). Ele como a autora do livro, Kathryn Stockett, eram amigos de infância e cresceram em Jackson, no Mississipi, onde a história se passa.

• “Histórias Cruzadas” (The Help) tem um elenco ilustre, que inclui a atriz indicada ao prêmio da Academia® Viola Davis, Allison Janney, Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, a ganhadora do Oscar® Sissy Spacek, e a indicada ao prêmio da Academia® Cicely Tyson.

• Tendo sido criados em Jackson, no Mississipi, nos anos 1970, tanto o diretor Tate Taylor como a autora Kathryn Stockett tiveram empregadas (a quem se referem como “comães”) que cuidavam deles enquanto suas mães trabalhavam. A “comãe” de Taylor, Carol Lee, faz um pequeno papel no filme.

 

• O filme foi rodado em locações dentro e fora de Greenwood, no Mississipi, e os cidadãos de Greenwood, tiveram prazer em procurar adereços de época para o filme em seus porões e sótãos, e muitos também atuaram como figurantes em “Histórias Cruzadas” (The Help). Até o vestido da avó do produtor Brunson Green acabou no guarda-roupa da produção.

• Octavia Spencer, que interpreta Minny no filme, é amiga de longa data do diretor Tate Taylor, e o conheceu quando ambos trabalharam em um filme. Os dois acabaram virando colegas de quarto em Los Angeles por quatro anos. Além disso, o produtor Brunson Green (também de Jackson, Mississipi) também tem amizade há muitos anos com Taylor e Spencer e os três costumavam sair juntos, ocasionalmente com Kathryn Stockett, a autora de The Help.

• Quando ainda eram apenas crianças em Jackson, no Mississipi, Tate Taylor, Kathryn Stockett e Brunson Green sempre tomavam milk-shakes e comiam sanduíches de queijo quente no estabelecimento de Brent. A produção conseguiu recriar a verdadeira “Brent’s Pharmacy” exatamente como ela era quando eles eram crianças.

• Chefs locais foram trazidos para garantir que os alimentos usados nas cenas – da galinha frita às saladas congeladas – estivessem corretas sob o aspecto regional e também para a época em que o filme se passa, e um esforço consciente foi feito para que tudo tivesse uma aparência de ter sido feito em casa – nada muito elaborado nem industrializado – para acrescentar à autenticidade do filme.

• Os integrantes do elenco passaram um dia inteiro em um salão de baile aprendendo danças da época, incluindo a popular dança dos anos 1950 “bunny hop” (saltito do coelhinho) – ensinada por Sissy Spacek.

• Um professor de dialetos, contratado para garantir o sotaque sulista perfeito de todos, foi para Jackson, Mississipi, para gravar sotaques para os atores. Até mesmo os sulistas de verdade do elenco foram treinados de acordo com o modo de falar específico do Delta do Mississipi. Allison Janney escolheu o sotaque da mãe do produtor Brunson Green para adotar para sua personagem, Charlotte. Em 1963, a sra. Green tinha a mesma idade da personagem Skeeter, interpretada por Emma Stone.

• As mães de Tate Taylor, Kathryn Stockett e Brunson Green fazem participações em “Histórias Cruzadas” (The Help).

• Devido ao calor intenso do verão no Mississipi, os cineastas adaptaram a agenda de filmagens para que só fossem feitas cenas internas no meio do dia. Cenas externas eram filmadas no início da manhã e no final da tarde.

• O diretor Tate Taylor cresceu visitando Greenwood, no Mississipi, quando criança e, mais tarde, passava noites na casa que foi usada como o interior da casa de Skeeter Phelan. Taylor foi colega de escola do filho do proprietário.

• O Mayflower Café, uma marco turístico de Jackson, no Mississipi, onde Stuart e Skeeter comem ostras no filme, é um dos restaurantes favoritos do diretor Tate Taylor. Trata-se do local em que Taylor comeu ostras pela primeira vez quando ainda era criança.

• O cinema que Skeeter observa no início de “Histórias Cruzadas” (The Help), enquanto abastece o carro, era o cinema que o diretor Tate Taylor frequentava na infância. Ele foi fechado nos anos 1980 e reaberto pela equipe de produção. O posto de combustível é um estúdio de ioga, hoje em dia, mas voltou a ser um posto de combustível para as filmagens.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.