Foi realizada hoje no MIS (Museu da Imagem e do Som) a abertura do Festival Pirelli de Cinema Italiano. Esse é o segundo ano da parceria entre a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio (realizadora do festival) e com a empresa Pirelli, que patrocina o evento. Esse ano o festival fará uma retrospectiva para o ator Giancarlo Giannini. Sete filmes que foram restaurados serão exibidos, alguns deles são uma raridade.
Longas como Pasqualino Settebellezze (Pasqualino Sete Belezas), D’Amore e D’ Anarchia (amor e anarquia) e L’Innocente (O Inocente). Giannini além de ator é diretor e fotógrafo. Por seu papel em amor e anarquia conquistou a palma de ouro em Cannes. Recentemente ele participou de obras hollywoodianas como os dois primeiros 007 com Daniel Craig no papel.
Giancarlo esteve presente na abertura do festival e falou sobre suas experiências e sobre o cinema feito hoje, com muito dinheiro e pouca técnica. No festival uma parte será a retrospectiva de Giancarlo e outra contará com filmes italianos contemporâneos.
O Festival de cinema italiano começa neste sábado, dia 01 de dezembro no MIS com a retrospectiva de Giannini e a partir do dia 07 de dezembro começa a mostra contemporânea que será realizada na rede Cinemark. Entre os títulos estão Eu e Você (Bernardo Bertolucci), I Rosso e Il Blu (Giuseppe Piccioni) e Cesar Deve Morrer (Paolo Taviani e Vittorio Taviani).