Assim como todas as animações feitas por computação gráfica, Toy Story 3 passou por várias etapas até alcançar a incrível qualidade gráfica que você observa na tela. Descubra abaixo parte do trabalhoso processo feito pelos animadores da Pixar Animation Studios.
Este storyboard (como são chamados os desenhos feitos antes da criação de um filme) foi feito pelo artista Jeff Pidgeon e é um dos cerca de 500 desenhos feitos por artistas para o final da sequência #300 – “Boas-vindas calorosas”, onde os brinquedos são recebidos por Lotso e fazem um tour na sala Borboleta, na creche Sunnyside Daycare.
Esta arte-conceitual foi feita pelo Diretor de Arte de Toy Story 3, Tsutsumi, mostrando a exploração da cor e do design dos novos personagens e novos ambientes.
Este quadro mostra a câmera em fase de testes, o que precede a animação de personagens, conhecida como Layout. A composição ainda não está totalmente construída neste momento e ela só é finalizada quando o layout estiver terminado. Alguns brinquedos do fundo ainda não estão presentes. As roupas dos brinquedos também não são definitivas e serão aperfeiçoadas uma vez que a animação estiver concluída.
Animação Final de Posições dos Personagens. Os personagens primários e secundários são animados por quadro-chave. Centenas de brinquedos ao fundo estão povoando agora a creche Sunnyside Daycare.
Animação Final de Roupas dos Personagens, que é animada por simulação dinâmica. Nesta foto, as roupas de Barbie e Ken são simuladas. Este quadro final mostra o sombreamento definitivo (texturas dos materiais) para a imagem e todas as superfícies já estão com textura, cores, modelos e propriedades de seus respectivos materiais que irão responder adequadamente quando iluminados pelo Departamento de Iluminação.
Iluminação final. O Departamento de Iluminação é responsável pela integração de todos os elementos (personagens, peças da composição, animações de panos e tecidos, etc) para criar a imagem final. A iluminação é feita através da colocação virtual de fontes de luz na cena em que iluminam os personagens e o conjunto. Dezenas de luzes são muitas vezes necessárias, bem como efeitos de iluminação, tais como os eixos da luz do sol vistos nesta foto. Lotso era um personagem particularmente difícil para o sombreamento no Departamentos de Iluminação porque ele é completamente coberto com pelos.
O material acima foi enviado para toda a imprensa pela assessoria da
Walt Disney Pictures Brasil.