HSMODesafio_Renata_01

Hoje você vai conhecer um pouco mais da Renata Pinto Gomes Ferreira, ou apenas Renata Ferreira como todos a conhecem. Carioca, 23 anos e filha de osé Ricardo Ferreira (Diretor Administrativo) e Vânia Ferreira (Coordenadora Pedagógica), em “High School Musical: O Deafio“, ela vive a protagonista Renata, nova vizinha e colega de turma de Olavo, uma aluna tímida, estudiosa e dedicada. Fiel aos amigos, Renata é também monitora de matemática, que se envolve e torce pelos alunos. Romântica, veste-se sempre com roupas delicadas, com estampas miúdas, vestidos e saias, além de sempre usar a internet como forma de se comunicar com os amigos.

Ela sofre uma grande transformação durante as férias, impressionando seus colegas na volta às aulas ao se mostrar também uma linda menina com uma ótima voz. Seu interesse por Olavo é imediato, e ela suspeita que é recíproco. Porém terá que superar as constantes interferências de Paula. Quando sente o peso da insegurança, é Wanessa que a estimula a ser ela mesma e não ter vergonha de seus dotes artísticos. Abaixo você confere uma entrevista enviada pela Disney a imprensa com a protagonista do filme.

HSMODesafio_Renata_02

ENTREVISTA COM RENATA FERREIRA

Qual sua formação?
Sou formada em ballet, jazz e sapateado, danço desde os 3 anos de idade, cheguei até a ser professora de jazz. Na adolescência, descobri os musicais e me apaixonei. Então, fui procurar aulas de teatro e canto.

Como entrou para a seleção?
Uma amiga minha viu que ia acontecer os testes. Aí, me inscrevi com várias amigas para ver no que dava.

O que mudou na sua vida quando entrou para o programa de seleção?
Muita coisa mudou! Primeiro tive que parar de dar aulas e trancar a faculdade de Pedagogia, faltando um semestre para me formar. Depois, fui morar em São Paulo sem a minha família. Tive que me dedicar 100% ao projeto “High School Musical”.

Você já pensava neste papel ou foi uma surpresa?
Foi uma grande surpresa. Quando me inscrevi, pensei que seria muito difícil porque eram muitas pessoas concorrendo ao papel. Mas pensei que, de repente, surgiria a oportunidade de pelo menos dançar no filme. Queria fazer parte do projeto!

Você é protagonista, como encara essa responsabilidade? Você se inspirou na Vanessa Hudgens?
Com certeza é uma responsabilidade muito grande, pois além de ser a personagem principal do primeiro filme da Disney no Brasil, é um projeto para o público infantil e infanto-juvenil, ou seja, seremos modelos para muitas crianças. A minha personagem tem algumas características da Gabriela da Vanessa, até mesmo porque o roteiro é inspirado no roteiro americano. Mas construí a minha própria personagem.

Qual seu conhecimento de musicais de uma forma em geral?
Já tive a oportunidade de ir à Nova Iorque assistir a alguns musicais na Broadway. Cheguei até a fazer um curso de musicais lá, em 2007. Aqui no Brasil, sempre que surge a oportunidade assisto aos musicais que estão em cartaz em São Paulo e no Rio. Amo musical, tanto no teatro quanto no cinema.

Como é seu relacionamento com seu parceiro direto, o Olavo?
Nós já convivemos direto há um ano e meio. Temos uma relação muito boa. Um sempre ajuda o outro. Fico impressionada com a sua maturidade, apesar de ser o caçula da galera.

Como é ser a única carioca do elenco principal?
Levo uma vantagem com relação à galera nesse sentido, trabalhei na minha cidade. Qualquer folguinha, eu ia até a minha casa visitar meus pais e meu irmão, saía com meus amigos, etc.

Como foi a convivência de vocês durante a filmagem?
Já somos todos parte da mesma família! Já estamos juntos há muito tempo, todos nós já nos conhecemos muito bem! O clima nas filmagens não poderia ser diferente, todo mundo sempre muito animado, alto-astral e muita energia.

Como “High School Musical” foi referência para você?
Acho muito legal a energia do trabalho deles. Você vê em cada um a força, o divertimento e a vontade de estar ali.

HSMODesafio_Renata_03

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.