# “A Bela Adormecida” é a primeira Edição Platinum Disney de um filme clássico de longa metragem animado a ser lançado em Disney Blu-RayTM.
# Com um custo de seis milhões de dólares, “A Bela Adormecida“ foi o filme de longa metragem animado mais caro produzido até aquele momento.
# A idéia de um príncipe e uma princesa dançando nas nuvens era um dos conceitos preferidos do Walt Disney. Este conceito foi considerado – mas não foi usado – em “Branca de Neve e os Sete Anões“ e “Cinderela“. Ele foi finalmente usado para o grande final deste filme.
# Desenhado para encaixar nas dimensões enormes widescreen de Tecnirama, o livro de estórias gravado em “live action“ no início do filme mede 50,8 cm X 60,96 cm.
# Para fazer com que o enorme livro de estórias visto no início do filme parecesse menor, ele foi fotografado num ambiente super-dimensionado, completo com uma chama de vela animada.
# Walt Disney queria para “A Bela Adormecida“ um estilo que fosse diferente de qualquer um dos seus filmes anteriores. Walt Disney pediu que os seus artistas criassem uma “Ilustração viva“.
# Mary Costa tinha apenas 19 anos quando Walt Disney a colocou no elenco como a voz de Aurora. Inclusive ela ainda estava estudando no Glendale High School, em Glendale, Califórnia.
# Walt Disney não se encontrou com a Mary Costa até terminar a produção por medo que a aparência e personalidade de Mary fossem influenciar a sua criação animada.
# O diretor de animação da perversa Malévola, Marc Davis, a comparou a um “morcego vampiro gigante“.
# A música de “A Bela Adormecida“ foi gravada na Alemanha, onde se encontrava o mais moderno e sofisticado equipamento de gravação de som estéreo.
# Walt Disney desafiou os seus animadores a “criar personagens mais reais possíveis“, o mais próximo de “carne e osso“ e que pudesse identificar-se com eles.
# Walt pessoalmente remontou a cena onde as Fadas Madrinhas decidem que devem socorrer o Príncipe Felipe para que tivesse maior emoção e impacto.
# O conto de fadas original de “A Bela Adormecida“ contava com sete fadas, mas para o filme da Disney a equipe de estória optou por ter três.
# Todo tipo de traje foi explorado para vestir as Fadas Madrinhas. Os artistas da Disney examinaram livros de guarda-roupas de trajes medievais, inclusive estilos escandinavos e alemães.
# As árvores esculpidas que circundam o palácio da “A Bela Adormecida“ na Disneyland® em Paris refletem as distintas árvores estilizadas desenhadas por Eyvind Earle para a animação de “A Bela Adormecida“.
# Ao desenhar Sansão, o cavalo, o estilista de personagens Tom Oreb foi influenciado pelos desenhos de eqüinos do cartunista britânico Ronald Searle.
# Os aficcionados de TV poderão se lembrar de Verna Felton, a voz de Flora, como a empregada rabugenta que intimidava Lucy Ricardo num episódio clássico da série I Love Lucy (The Lucy Book por Geoffrey Mark Fidelman, página 61)
# Os roteirisas e compositores veteranos da Disney Ted Sears e Winston Hibler escreveram os versos de “Once Upon a Dream“.
# De todos os príncipes encontrados nos contos de fadas em longas-metragem animados da Disney, o Príncipe Felipe é o único que tem o seu nome mencionado no filme.
# No início, Walt Disney estava pensando em ter as três Fadas Madrinhas como personagens idênticas, como os três sobrinhos de Pato Donald: Huguinho, Zezinho e Luisinho. Os animadores Frank Thomas e Ollie Johnston o convenceram que seria bem mais divertido dar a cada fada uma personalidade distinta.
# Barbara Jo Allen, a voz de Fauna, tinha ficado famosa como “Vera Vogue“ no show de rádio de Bob Hope nos anos de 1940. A atriz era freqüentemente citada como Vera Vogue nos créditos de filmes do qual participava.
# Num tratamento da estória de 1951, As Três Fadas Madrinhas eram chamadas de “Tranquility“, a Fada dos Sonhos, “Fernadell“, a Fada da Floresta e “Merryweather“ a Fada dos Elementos.
# Originalmente as Fadas Madrinhas deveriam reger os domínios indicados pelos seus nomes. Flora se encarregaria das flores e das plantas, Fauna cuidaria dos animais e dos pássaros e Primavera controlaria o clima.
# Os aficcionados por TV poderão se lembrar de Eleanor Audley, a voz de Malévola, como a Mrs. Billingsly, membro da Associação de Pais e Mestres que atormentava Bob Petrie para montar um show anual, em vários episódios clássicos da série “The Dick Van Dyke Show“.
# Vinte cantores masculinos foram testados antes de Bill Shirley ser incluído no elenco como a voz de Príncipe Felipe.
# Bill Shirley era um Barítono alto, dando a seu canto uma qualidade jovial ideal para a voz do Príncipe Felipe.
# Bill Shirley, a voz do Príncipe Felipe, tinha experiência em óperas leves, permitindo que ele falasse o diálogo de contos de fadas com o toque apropriado.
# Antes de serem escolhidos para o elenco como as vozes de Aurora e Filipe, Mary Costa e Bill Shirley foram solicitados para fazer um teste juntos para ter certeza que as suas vozes se complementariam mutuamente.
# De acordo com a sinopse de Publicidade Disney do lançamento original do filme, Primavera estava prestes a outorgar o dom da felicidade à princesa bebê.
# Foram realizadas mais reuniões de roteiro sobre “A Bela Adormecida“ do que em qualquer outra produção animada da Disney anterior. Walt e os seus roteiristas trabalharam duro para desenvolver um novo caminho para o velho Conto de Fadas.
# Como parte da série de gibis “Sunday Color Comics“, O “Treasury of Classic Tales” da Disney, uma adaptação de “A Bela Adormecida“ foi publicada de 3 de agosto de 1959 até 28 de Dezembro de 1959.
# A adaptação de “A Bela Adormecida“ da “Sunday Color Comics“ de 1958 foi publicada em jornais dominicais em mais de 55 cidades atingindo mais de 40.000.000 de leitores.
# A bela trilha sonora de “A Bela Adormecida“ foi gravada na Alemanha de 8 de setembro até 25 de novembro de 1958.
# A trilha musical de “A Bela Adormecida“ foi a primeira verdadeira gravação de uma trilha sonora em estéreo.
# O produtor Tutti Camarata da Disneyland Records sugeriu ao Walt Disney que o álbum com a trilha sonora de “A Bela Adormecida“ incluísse a trilha orquestrada assim como as canções, estabelecendo o padrão de excelência para a indústria na produção de álbuns com trilhas de cinema.
# “A Bela Adormecida“ foi relançada para cinemas em 1970, 1979 e 1986.
# “A Bela Adormecida“ foi lançada pela primeira vez para home vídeo em 1986.
# Na década de 1960 houve uma amostra “Art of Animation” no Disneyland® Park que usou elementos de “A Bela Adormecida“ para demonstrar o processo de animação.
# “A Bela Adormecida e as Fadas Madrinhas“ da “The Little Golden Books“ de 1958 continha novas aventuras das personalidades do filme.
# Walt Disney desafiou os mais de 300 artistas e técnicos que trabalharam neste filme para fazer de cada fotograma uma obra de arte.
# O artista da Disney, John Hench voltou de uma viagem para Nova York com fotografias da famosa coleção de tapeçarias “Unicorn Tapestries at the Cloister“. Walt concordou que a arte estilizada destas tapeçarias serviria como inspiração visual para “A Bela Adormecida“.
# Walt foi inspirado pelo magnífico balé “A Bela Adormecida“ de Tchaikovsky. “Walt queria igualar a eloqüência da música com a mesma perfeição visual,“ disse o diretor de seqüências Woolie Reitherman.
# Tom Oreb foi o primeiro artista Disney a ter crédito único como estilista de personagem, que recebeu por “A Bela Adormecida“.
# No palácio de “A Bela Adormecida“ no Disneyland® de Paris, nove tapeçarias usando sedas especiais tingidas e lã, contam a estória de “A Bela Adormecida“.
# A atração “walk through“ de “A Bela Adormecida“ no parque Disneyland foi dedicada por Shirley Temple dia 28 de abril 1957 – dois anos antes da estréia do filme!
# Para criar “A Bela Adormecida“ foram necessários mais de 300 artistas produzindo mais de um milhão de desenhos.
# A seqüência onde a Aurora está caminhando pela floresta com todos os animais e falando a respeito do seu príncipe encantado foi a primeira seqüência a ser animada.
# Walt Disney pessoalmente contratou George Burns para escrever a partitura de “A Bela Adormecida“ em 1953.
# Falando da sua performance vocal como Malévola, Eleanor Audley disse: “Eu tentei criar muito contraste, ser tanto doce quanto maldosa ao mesmo tempo“.
# O animador Erik Cleworth baseou os movimentos da cabeça do dragão no golpe da cobra.
Faltando exatos três dias para o lançamento do DVD de “A Bela Adormecida: 50º Aniversário“, o Planeta Disney traz com exclusividade uma lista com mais de 50 curiosidades sobre o clássico conto de fadas dos estúdios de Walt Disney. A lista fora cedida pelos Disney Brasil e traz diversas informações sobre o longa-metragem que foi lançado em 1959. Confira a lista abaixo:
Abaixo você confere a arte final da versão brasileira do DVD de “A Bela Adormecida: 50º Aniversário” que chega essa quarta-feira, dia 01º de Outubro de 2008 em Disney DVD duplo no Brasil.