O longa-metragem nacional Colegas (Buddies), dirigido por Marcelo Galvão e protagonizado por três atores com síndrome de Down, foi o grande vencedor da 11ª edição do Brazilian Film Festival of New York, organizado pela produtora Inffinito, responsável pela versão pioneira do festival em Miami e mais diferentes edições de mostras de cinema brasileiro em cidades internacionais.
Distribuído pela Europa Filmes, o filme competiu com sete longas-metragens pelo Prêmio Lente de Cristal, concedido ao melhor filme por júri popular. O anúncio da vitória aconteceu ontem, dia 16 de junho, no SummerStage do Central Park. Para encerrar a programação, que contou também com a exibição do filme Faroeste Caboclo, de René Sampaio, os presentes curtiram o show de Preta Gil e a exibição do longa de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, que venceu no último sábado o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy, conhecido mundialmente como o “Festival de Cannes da animação”.
Colegas é uma divertida comédia que aborda, de forma inocente e poética, coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Marcio (Breno Viola) quer voar e Aninha (Rita Pokk) busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.
Colegas conta com grandes nomes do cinema e da TV brasileira no elenco, como Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, entre muitos outros, e fez carreira por diversos festivais, conquistando prêmios no Festival de Gramado (Melhor Direção de Arte e Melhor Filme), na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Melhor Filme Brasileiro e Melhor Filme Dramático) e também no Festival Latino-Americano de Cinema de Trieste (Prêmio do Público).