A loja britânica Zavvi, conhecida por seus SteelBooks, acaba de anunciar que mais dois clássicos da Disney Animation Studios devem ganhar edições caprichadas em SteelBooks exclusivas em Blu-ray. Os clássicos escolhidos da vez são Irmão Urso (Brother Bear), que será lançado dia 22 de junho, e A Espada Era a Lei (The Sword in the Stone), que chega as lojas uma semana antes, no dia 15 de junho.
Para quem não conhece, SteelBooks é um tipo de estojo de metal rijo com um bandeja, tipo Digipak, para DVDs e Blu-rays. Este tipo de material não é lançado com frequência pelas distribuidoras brasileiras, mas os colecionadores o definem como um dos estojos que deixa a coleção mais bonita de qualquer cinéfilo.
IRMÃO URSO (Brother Bear), dirigido por Aaron Blaise e Robert Walker, conta a história do jovem Kenai, um índio que tem seu irmão morto por um urso e que, ao tentar vingar a morte dele, é transformado em urso também. A partir desse novo ponto de vista, Kenai descobre o mundo com outros olhos. Ele faz amizade com o filhote de urso Koda e tem um encontro engraçadíssimo com dois alces. Mas nem tudo são flores e Kenai se vê caçado por seu próprio irmão, que não sabe de sua transformação. Indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação, o animado traz vozes dos astros Joaquin Phoenix (Kenai) e Rick Moranis (Rutt) na versão original e Selton Mello (Kenai), Luiz Fernando Guimarães (Rutt) e Marco Nanini (Tuke) na versão dublada em português.
A ESPADA ERA A LEI (The Sword in the Stone) é baseado na famosa fábula do Rei Arthur e conta a história de um jovem aprendiz de cavaleiro conhecido como Arthur, que com a orientação do feiticeiro Merlin, a ajuda de alguns amigos engraçados e a verdadeira honra, decência e grandeza de caráter pode reivindicar o trono da Inglaterra e se tornar um grande Rei. Muitos valentes cavaleiros tentaram, então parece impossível que possa ter sucesso. Mas Arthur irá se tornar o maior rei da Inglaterra. Produzido pelo próprio Walt Disney (último filme produzido por ele e finalizado antes de sua morte) e dirigido por Wolfgang Reitherman, o animado tem o roteiro adaptado por Bill Peet e conta com vozes de Rickie Sorensen, Karl Swenson, Junius Matthews, Sebastian Cabot, Norman Alden e Martha Wentworth. A trilha sonora indicada ao Oscar 1963, na categoria de melhor trilha sonora adaptada, foi assinada por Richard M. Sherman, Robert B. Sherman e George Bruns.
Ambos os animados podem ser adquiridos em DVD e BD no Brasil.