Quem entrou hoje, dia 12 de janeiro, no site Google, deve ter notado uma bela homenagem que o famoso buscador fez ao grande autor de contos de fadas, Charles Perrault (1628 – 1703). O Doodle do Google foi feito por Sophie Diao e traz belas ilustrações de três cenas memoráveis das três obras mais famosas do escritor francês: Cinderela (Cinderella), A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) e O Gatos de Botas (Puss in Boots).
Nascido em Paris, no dia 12 de janeiro de 1628, em uma família da alta burguesia, o escritor foi quem estabeleceu as bases para o gênero dos contos de fadas que conhecemos hoje, escrevendo clássicos como Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Barba Azul, Gata Borralheira e O Pequeno Polegar.
Perrault começou os estudos no colégio de Beauvais e posteriormente formou-se advogado com apenas 23 anos, em 1651. Três anos depois, tornou-se assistente de Colbert, famoso conselheiro do Rei Luís XIV e logo depois, virou superintendente das obras públicas do reino.
No ano de 1671, tornou-se membro da Academia Francesa de Letras e foi um dos integrantes da longa disputa intelectual chamada Querela dos Antigos e dos Modernos. Apesar de bastante ativo nesta área, o escritor somente fez sua principal obra bem depois disso e só em 1695, aos 62 anos, perdeu seu posto como secretário do Reino, e então, já idoso, resolveu contar para todos as histórias que ouvia de sua mãe e dos salões parisienses.
Em 11 de janeiro de 1967, publicou o livro Contos da Mamãe Gansa, onde estabeleceu ali a gênesis dos contos de fadas, sendo o primeiro autor a colocar no papel estas histórias, que eram apenas contadas verbalmente entre as damas dos salões parisienses. Além dos contos, as famosas “morais das histórias” eram apresentadas em forma de poesia, encerrando cada uma das histórias.
Vendido em livrarias até hoje em todo o mundo, Perraut viveu até os 75 anos, vindo a falecer em 16 de maio de 1703. Confira abaixo as belas ilustrações que o Google divulgou para homenagear a data do aniversário do excelente autor francês.