Baseado no desenho de Walt Disney, vencedor de dois Oscars e única animação da história a concorrer ao prêmio principal (Melhor Filme), a montagem teatral da Broadway ultrapassou a marca de 13 mil apresentações pelo mundo, aplaudida por 16 milhões de espectadores em mais de 13 países, entre eles, Canadá, Japão, México e Argentina. Na temporada brasileira em 2002, que durou 18 meses, 500 mil pessoas estiveram no Teatro Abril, marcando definitivamente o Brasil como destino dos mais importantes musicais do mundo.
No elenco, quarenta atores brasileiros – dentre eles Lissah Martins (Bela), Ricardo Vieira (Fera), Murilo Trajano (Gaston), Marcos Tumura (Lumiere), Rodrigo Miallaret (Maurice) e Jonathas Joba (Dindon) – se revezam como cantores e bailarinos, acompanhados de uma orquestra de vinte músicos ao vivo, sob regência de Paulo Nogueira. O espetáculo tem Augusto Thomas Vanucci, como diretor residente; e Miguel Briamonte como diretor musical residente.
Idealizado para todas as idades, o musical “A Bela e a Fera: O Musical” é vencedor do Prêmio Tony®, o principal na categoria em âmbito mundial. A montagem original é uma versão ampliada da estória com o adicional de várias novas canções de Alan Menken e Tim Rice (no Brasil com versões de Cláudio Botelho e Thelmo Perle Munch), sob direção de Robert Jess Roth e coreografias de Matt West (a versão nacional conta com Floriano Nogueira, como coreógrafo residente). Conta com uma série de efeitos especiais, uma numerosa equipe de produção, além de um rico acervo de 300 pares de sapatos, 250 perucas de cabelo natural, mais de 300 figurinos e 32 mudanças de cenário. Dividido em dois atos com intervalo de vinte minutos, o musical tem duas horas e quarenta minutos de duração.