Excelente noticia para os fãs de animação brasileira. No ano passado, durante a abertura do Anima Mundi, em São Paulo, tive a chance de me encantar com o curta-metragem de animação Guida, da diretora e animadora Rosana Urbes, isso mesmo, um curta de animação tradicional produzido por uma brasileira.
A boa noticia é que o curta foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2015, a principal premiação dedicado ao gênero, que anunciou sua programação nesta quarta, dia 29 de abril.
Veja um trecho de menos de um minuto com cenas do curta:
Diferente do que estamos acostumados a ver nos cinemas, o curta é feito totalmente à mão, com desenhos a lápis e aquarela. Vencedor do Anima Mundi 2014 (Melhor Curta Brasileiro pelos Júris Populares paulista e pelo júri carioca, Melhor Curta-Metragem entre os paulistanos, o Prêmio Canal Brasil e o Prêmio BNDES), o curta levou três anos para ser finalizado, com mais de 8.000 desenhos realizados.
A trama do curta gira em torno de uma doce senhora chamada Guida, que há mais de duas décadas tem uma vida entediante como arquivista. Mas tudo muda quando ela decide posar como modelo vivo em um centro cultural da cidade, transformando o mundo da cativante personagem. Leia mais sobre o curta na página oficial.
O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2015 será realizado entre os dias 15 à 20 de junho, em Paris. Um fato curioso, o festival recebeu cerca de 2.606 filmes de 95 países diferentes, um recorde para o festival, até chegar à seleção final dos 215 filmes que serão exibidos.