Com o sucesso de Cinderela (Cinderella) nos cinemas, os executivos da Disney Pictures não demoram muito para divulgar a produção de mais um clássico conto de fadas do estúdio que vai ganhar uma nova versão com atores reais. Desta vez, a guerreira chinesa Mulan (Mulan) vai ganhar seu próprio filme com atores reais, ainda sem previsão de lançamento.
A nova versão será assinada por Elizabeth Martin e Lauren Hynek, que já fizeram o roteiro do novo filme e os produtores serão Chris Bender e J.C. Spink, os mesmos de Família do Bagulho. Essa não é a primeira vez que a Disney lança nos cinemas uma adaptação da lenda de Hua Mulan. Em 1998, o estúdio lançou pela Disney Animation Studios, um longa-metragem de animação que foi sucesso de público, somando mais de US$ 304 milhões em sua bilheteria mundial.
Na trama, a China está sendo invadida por Shan-Yu, líder dos Hunos, e o Imperador convoca um homem de cada família para se juntar ao exército nacional e defender a terra que foi dos seus ancestrais da sua vilania. Sabendo que seu pai está velho e doente, sem condições de lutar na guerra, Mulan decide se disfarçar de homem e ir no lugar do pai. Sem ninguém desconfiar, Mulan pega a armadura do pai e sai na calada da noite rumo à batalha sem saber o que vai encontrar pela frente. Mas o risco da pequena e corajosa Mulan é alto demais. Se ela for descoberta, será acusada de traição e as consequências serão desastrosas.
Mas a guerreira não está sozinha. Ao seu lado viaja o pequeno Mushu, um dragãozinho muito atrapalhado que precisa ajudar a heroína a voltar vitoriosa para então se tornar guardião da família dela. No entanto, no caminho, algo pode atrapalhar os planos de Mulan, que se destaca entre todos os homens do exército. Um amor, inicialmente proibido, começa a nascer entre Mulan e o capitão Lee Shang.
Além da nova versão de Mulan (Mulan), que não tem previsão de lançamento, a Disney Pictures está planejando outras quatro refilmagens com atores de animações, sendo elas Mogli: O Menino Lobo (estreia em 2016), A Bela e a Fera (estreia em 2017), Alice no País das Maravilhas 2 e Dumbo (ambos ainda sem data de estreia).