Preparem-se pois a partir desta quinta-feira, dia 07 de maio, os seus personagens favoritos da Disney retornam a cidade de São Paulo em um novo espetáculo do Disney On Ice, desta vez num show chamado Passaporte para a Aventura, onde você irá se unir a Mickey, Minnie, Donald, Pateta e Margarida em uma jornada através de quatro diferentes mundos da Disney, O Rei Leão, A Pequena Sereia, Peter Pan e Lilo & Stitch.

Você poderá explorar as Pride Lands, na África, com Simba, Timão e Pumba; poderá viajar ao mar profundo com Ariel e seus amigos aquáticos; passeará por Londres com Peter Pan e Wendy, antes de voar para a Terra do Nunca; e visitará a Lilo e o Stitch no Havaí. Com músicas vibrantes, personagens amáveis e destinos fascinantes, Passaporte para a Aventura te proporcionará uma viagem inesquecível.

Passaporte para a Aventura apresenta um time de renomados e premiados patinadores, com muita disposição em um cenário extremamente colorido que capturam perfeitamente esses quatro mundos únicos apresentados no espetáculo. A plateia será envolvida à medida que forem experienciando essa excursão maravilhosa – excursão que encherá a arena de mágica, música e, o melhor de tudo, com a companhia de Mickey e Minnie. Essas quatro histórias diferentes em locais bem distintos, deram aos criadores do espetáculo a oportunidade de moldar um show com uma visão ampla, mas com estilos específicos em cada número.

A trilha sonora ajuda na conexão entre as histórias. “O que é bastante interessante é que três, das quatro histórias, tem um grande elemento aquático que ajuda e amarrá-las entre si“, comenta Robert Smith, designer do show. “Neverland é uma ilha, o domínio de Ariel é o fundo do mar e a casa da Lilo fica no Havaí. Os três locais são diferentes, mas eles estão amarrados de alguma forma, como pela cor“, completa.

Os ingressos para a temporada paulistana estão a venda pelos preços de R$50 à R$240 e podem ser adquiridos na internet, pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o país), na bilheteria oficial do espetáculo, no Ginásio do Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, 1361) e nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil.

CURIOSIDADES DO ESPETÁCULO
# Tempo de montagem da arena: 10 a 12 horas
# Tempo de desmotagem da arena: 3 a 5 horas
# Quantidades de apresentações já feitas entre EUA e Canadá: 195
# Números de cidades visitadas entre EUA e Canadá: 23
# Quilômetros que serão viajados entre 2013 e 2014: Cerca de 21 mil
# Número de carretas necessárias para o transporte: 13
# Tamanho do rinque de patinação: 37 x 20 metros
# Número de artistas: 45
# Nacionalidades: 11
# Número de línguas faladas: 12
# Altura do palco: 12 metros
# Peso aproximado de toda estrutura: 3,7 toneladas
# Metros de tecidos usados para fabricação do figurino: quase 500
# Número de fantasias no show: 220
# Número de peças de figurino no show: 1.500
# Número de lavadoras e secadoras de roupa: 3 de cada

CENÁRIO É O ITINERÁRIO DA VIAGEM

O público será transportado pelas histórias de O Rei Leão, A Pequena Sereia, Peter Pan e Lilo & Stitch. Do horizonte de Londres às ilhas do Havaí, o cenário é tão encantador quanto os personagens queridos da Disney que aparecem nesse magnífico show.

Por isso, ao escolher as cores e texturas, Robert Smith procurou ficar bem próximo às das histórias originais, buscando o “backgroung” dos filmes e considerando cuidadosamente quais detalhes eram essenciais às histórias. “O divertido sobre esse projeto foi que enquanto criávamos quatro visuais distintos, eles estavam conectados uns aos outros. Peter Pan é a história mais antiga e Lilo & Stitch a mais nova. Por isso, temos diferentes estilos da Disney para trabalhar. Do ultraclássico ao moderno“, comenta Smith.

Com todos esses estilos e histórias envolvidas, você realmente irá se sentir como vendo diversos shows“, diz Smith. “Muita coisa acontece em cada história. Por exemplo, em Lilo & Stitch, há a praia, a casa de Nani, o abrigo de animais e a base de comando do planetário, além de outros cenários. É seguro dizer que cada história tem entre quatro ou cinco ‘locações’“, completa o designer.

Amarrar todo o espetáculo de ponta a ponta de uma forma harmoniosa foi um desafio, mas Smith e seu time adoraram trabalhar nisso. “Quanto mais desafiadora, mais estimuladora a coisa é. A parte mais difícil é a mais divertida“, afrima Smith. No geral, ele também sabia que um dos aspectos mais importantes era manter o público em mente. “Eles conhecem essas histórias melhor que nós. Você realmente precisa se concentrar e fazer um esforço para ter tudo o que eles querem da história lá“, finaliza Robert Smith.

COREOGRAFIA É UMA GRANDE VIAGEM ESPIRITUOSA

A coreógrafa Cindy Stuart fez uma viagem espirituosa para Disney On Ice: Passaporte para a Aventura, com números de tirar o fôlego que levará a audiência do horizonte de Londres ao Havaí. A Coreografia é cheia de números em grupo hilários intercalados com solo de patinação de tirar o fôlego.

A música e o gelo são soberanos. “Coreografar não é apenas colocar música e interpretar; há muito planejamento e organização“, diz Stuart. “Escolher os melhores talentos para cada número e ter o número certo de pessoas é como montar um quebra-cabeças: leva um tempo para entender como o processo funciona“.

“Quando estamos montando um show como Passaporte para a Aventura, que inclue números de precisão com dezenas de piratas sapateando“, Stuart diz que “os números ditam que tipo de padrão você deve criar. Todos os departamentos se juntam para criar o show e, para dar um sopro de vida, às vezes você tem que ter aquele momento com os patinadores bem em frente a você“.

Stuart está bem ali no front também, para tornar as cenas em Lilo & Stitch mais reais possíveis, a coreógrafa fez aulas de hula-hula. “Eu amo a música, especialmente na parte em que as crianças cantam. É linda e inspiradora.“, diz ela. Entretanto, a dança havaiana foi uma das muitas que Stuart pesquisou. “Cada número tem sua própria ‘linguagem’, e eu tento não repeti-las nas outras partes do show“, completa.

A coreógrafa ficou particularmente empolgada com a parte da dança dos piratas no segmento de Peter Pan. “É um número ‘masculino’ cheio de energia que não se vê com muita frequência“, ela explica. Por ser um número tão for, Stuart procurou fazer um contraponto dando mais destaque ao número de Timão e Pumba, que é hilário, e sublinhando o amor entre Ariel e Eric.

Esteja Stuart experimentando hula-hula ou dirigindo os patinadores, ela sempre atenta para o fato de que Disney On Ice: Passaporte para a Aventura mistura um pouco de tudo. “Esse show se destaca com o público, pois tem um incrível equilíbrio entre música, energia, diversão e rostos familiares. Ele é excelente do começo ao fim“, finaliza ela.

MALAS PRONTAS PARA PASSAPORTE PARA A AVENTURA

Em Disney On Ice: Passaporte para a Aventura, o figurinista Arthur Boccia empacotou tudo o que é necessário para te levar em viagens a Londres, Terra do Nunca, África e profundezas do mar. Há “modelitos” deslumbrantes em todos os lugares.

Para o espetáculo, os figurinos foram cuidadosamente desenhados, pois eles devem ser leves e confortáveis para os patinadores e fáceis de manter e manusear. “No final das contas, o figurino será usado em mais de 1.800 sessões até o final da turnê mundial“, comenta Boccia.

Sobre os figurinos de Passaporte para a Aventura, Boccia diz que “o show tem tantos elementos diferentes. É uma diversão vê-los todos juntos“.

LUZ COM FOCO NA EXALTAÇÃO DO PÚBLICO

Passaporte para a Aventura traz uma vista de cidade, uma navio pirata, um reino no fundo do mar, uma costa tropical, a savana africana e muito mais. Motivo pelo qual o designer de luz Patrick Dierson utilizou uma grande variedade de equipamentos de iluminação e técnicas para criar um show cheio de energia e surpresas.

Como esse show em particular tem bastante referência de água, Dierson focou na criação de elementos que remetessem a esse aspecto, como fazer o gelo parecer a superfície do oceano para as cenas do Capitão Gancho, e depois fazer o mesmo rinque de patinação parecer o fundo do mar. “Cada história tem um sentimento diferente e projetamos isso através da iluminação o máximo que podemos. Por exemplo, Lilo & Stitch tem uma luz muito mais clara e leve que a casa dos Garotos Perdidos em Peter Pan“, diz ele.

O designer gosta do processo colaborativo. “Receber ideias diferentes é quase como uma arte“, diz Dierson. “Nem tudo é iluminação, você está contribuindo com um processo que outras pessoas também estão. No final das contas, você acaba fazendo algo magnífico, do qual você pode se orgulhar. Por exemplo, a música dá o tom e é uma parte importante para o trabalho de iluminação“, completa.

Dierson diz que parte da diversão é também poder com o gelo. “Quando você trabalha com um show no gelo, você automaticamente tem essa incrível superfície para projeção de imagens, que você não tem quando faz televisão, por exemplo“, comenta. Outros elementos também aparecem na composição, incluindo o público. “A plateia geralmente está bem perto e fazendo parte do show. Você precisa levar sempre em consideração a perspectiva deles para que tenham uma ótima experiência“.

Disney On Ice: Passaporte para a Aventura
São Paulo | De 07 a 18 de maio
Duração do espetáculo: Aproximadamente 1h40
Classificação etária: livre, menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsável legal.
Acesso para deficientes.

Ministério da Cultura e Brasilprev trazem para você
Patrocínio: Cielo
Produção: Feld Entertainment
Copatrocínio: Citröen
Realização: TIME FOR FUN
Local: Ginásio do Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, 1361)

SESSÕES E HORÁRIOS
– Quarta-feira 7/5: 20h
– Quinta-feira 8/5: 10h30, 15h30 e 20h
– Sexta-feira 9/5: 15h e 20h
– Sábado 10/5: 15h e 19h
– Domingo 11/5: 11h, 15h e 19h
– Quarta-feira 14/5: 15h e 20h
– Quinta-feira 15/05: 15h e 20h
– Sexta-feira 16/05: 15h e 20h
– Sábado 17/05: 11h, 15h e 19h
– Domingo 18/05: 11h, 15h e 19h

BILHETERIA OFICIAL
Ginásio do Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, 1361)
Diariamente das 10h às 18h.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.