A mais nova produção do diretor Tim Burton (“Sweeney Todd: O Barbeiro Demoniaco da Rua Fleet“), “Alice no País das Maravilhas“, está correndo o risco de não estrear em diversas redes de cinemas de alguns países. O motivo do boicote é o teste que a Disney fará de uma janela menor entre o lançamento dos seus filmes nos cinemas e em DVD & Blu-ray, como revelou Bob Iger.
Qualquer filme normalmente é exibido nos cinemas por um período que varia até 16 semanas, com esse novo plano dos estúdios Disney, a idéia é que “Alice no País das Maravilhas” fique em cartaz nos cinemas por apenas 13 semanas. O motivo desse menor período de exibição nos cinemas é o lucro que o filme vai gerar na venda no mercado de DVD e Blu-Ray, com o filme ainda fresco na mente do público, evitando também uma pirataria.
As cadeias de cinema Odeon, Vue e Cineworld se recusaram a exibir o filme se a Disney insistir em reduzir o intervalo entre a estreia nos cinemas e o lançamento em DVD, informou o jornal The Times. O boicote pode afetar 30% das salas de projeção 3D da Grã-Bretanha, pois as três empresas são donas de 60% das salas do Reino Unido e controlam mais de 90% das salas de exibição em 3D.
Com o boicote, ambas as partes tem muito a perder, pois o resultado de toda essa resistência entre as salas e a produtora terá grandes repercussões para a indústria. A Disney ganhando essa luta fará com que as outros distribuidores também encurtem esse intervalo de tempo, mas se as redes de cinema ganharem, as distribuidoras terão que pensar em outras estratégias, pois a idéia de lançar os filmes cada vez mais rápido em DVD alavancará as vendas do filme em home vídeo.
Além da Inglaterra, tudo indica que outros países da Europa seguiram o boicote ao filme como Holanda, Irlanda e Itália. As maiores redes de cinema da Holanda anunciaram também que não exibirão o filme “Alice no País das Maravilhas“, que estréia dia 10 de Março no país. De acordo com as informações até o momento, as redes Minerva, Pathe, Wolff e Jogchems, representantes de mais de 80% do total de salas da Holanda. “Decidimos que precisamos mandar um recado à indústria cinematográfica: se não aceitarem nossos termos, não exibiremos mais seus filmes“, disse Youry Bredewold, porta-voz das redes, à agência France Presse.
Até o momento, nada se falou se a Disney brasileira também pretende diminuir o tempo de lançamento do filme nos cinemas e no mercado de home vídeo e as redes de cinema do país também nada falaram de boicotar a produção de Tim Burton.
Com o roteiro de Linda Woolverton, o filme traz uma abordagem mágica e criativa em 3D, de uma das mais adoradas histórias de todos os tempos. Johnny Depp estrela como o Chapeleiro Maluco e Mia Wasikowska como Alice, de 19 anos, que retorna ao mundo mágico que ela encontrou pela primeira vez quando criança e volta a se reunir com seus amigos de infância: o Coelho Branco, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Dormidongo, a Lagarta, o Gato Risonho e, é claro, o Chapeleiro Maluco. Alice embarca em uma jornada fantástica para encontrar seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha. O elenco estelar também inclui Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Crispin Glover.
“Alice no País das Maravilhas” estréia nos cinemas dos Estados Unidos na próxima semana, dia 05 de Março e no Brasil, o filme está previsto para chegar dia 23 de Abril de 2010, mais de um mês depois do lançamento nos Estados Unidos, nas salas de cinema tradicionais, 3D e IMAX 3D.