Tendo estreado em apenas em 37 salas, nas principais regiões do Brasil, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, primeiro longa-metragem do cineasta paulistano Daniel Ribeiro, dos curtas Café com Leite e Eu Não Quero Voltar Sozinho, ficou em quinto lugar nas bilheterias de quinta-feira, dia 10 de abril, dia da estreia do filme nos cinemas.
Para muitos uma posição ruim ou fraca, mas para o longa independente que chegou em tão poucas salas de cinema esse resultado é muito otimista, ainda mais para um filme sem atores conhecidos pelo grande público, por não se tratar de uma comédia e por bater de frente com filmes como Capitão América: O Soldado Invernal, Noé e Rio 2.
Capitão América: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier) estreou em 1.070 salas de cinema (sendo 577 delas em 3D) e ficou em primeiro lugar entre os filmes mais vistos, seguido de Noé, Rio 2 e S.O.S Mulheres Ao Mar. Quem não foi bem foi o suspense estrelado por Mateus Solano e Fernanda Machado, Confia Em Mim, que estreou em apenas 68 salas (mesmo trazendo um elenco conhecido o filme não conseguiu muito espaço para entrar em cartaz) e ficou em sexto lugar, seguido de 300, Alemão, Toque De Mestre e 12 Anos Escravidão.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi vencedor de dois prêmios durante sua passagem no Festival do Berlim (melhor da mostra Panorama do Festival de Berlim pelo voto da crítica e ganhou o prêmio Teddy, destinado a longas com temática homossexual) e ganhou destaque na mídia brasileira, sendo elogiado pela crítica e pelo público. Em festivais, o filme foi o único representante brasileiro na competição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, um dos eventos mais antigos do gênero realizado na América Latina. Considerado o melhor filme da mostra, o que garantiu sua venda para pelo menos 15 países, entre eles Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Romênia, entre outros. Além de ser premiado, o filme ficou em segundo lugar na preferência dos espectadores na mostra alemã Panorama, que apresentou 36 trabalhos de 29 países.
O filme traz em seu elenco nomes como os de Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Coelho, Isabela Guasco, Júlio Machado, Selma Egrei, Naruna Costa, Eucir de Souza, Lucia Romano, Pedro Carvalho e Victor Filgueiras. Na trama, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está em cartaz nas principais salas de cinema alternativo do Brasil.