Com sua estreia prevista para o dia 01 de novembro, o drama de Lee Daniels (Preciosa: Uma História de Esperança e Obsessão), O Mordomo da Casa Branca (The Butler) é o grande nome do cinema para o Oscar 2014. Com indicações praticamente garantidas nas grandes categorias, o filme vem recebendo ótimos comentários da crítica e do público que já teve a chance de conferir o filme durante sua exibição no Festival do Rio.
Para promover o lançamento, a Diamond Films Brasil, distribuidora nacional do filme e a equipe do Festival do Rio, trouxeram o diretor ao Brasil para o lançamento do filme.
O Mordomo da Casa Branca, de Lee Daniels, é ambientado em um pano de fundo político dos Estados Unidos no século XX. O drama épico conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines (Forest Whitaker), que presta serviço durante sete mandatos presidenciais na Casa Branca, entre 1957 e 1986. O filme é inspirado no artigo do Washington Post “Um mordomo bem servido por esta eleição”, escrito por Wil Haygood em 2008, que contava a vida real do mordomo da Casa Branca Eugene Allen.
Confira o trailer abaixo:
O filme começa em 1926 e acompanha o jovem Cecil, que foge da tirania feroz da segregação no sul dos EUA em busca de uma vida melhor. Ao longo de sua jornada árdua em direção à maturidade, Cecil adquire habilidades valiosas que conduzem a uma chance única: um emprego como mordomo na Avenida Pennsylvania 1600. Lá, Cecil vira testemunha ocular da História e das negociações de bastidor do Salão Oval, enquanto o movimento de direitos civil desabrocha. Em casa, sua amorosa esposa Gloria (Oprah Winfrey) cria os dois filhos deles e a família goza de uma vida classe média proporcionada pela função de Cecil na Casa Branca.
Mas o compromisso dele com sua “família principal” alimenta tensões em casa, afastando Gloria e criando conflitos com seu filho (David Oyelowo), opositor do sistema. Através dos olhos e das emoções da família Gaines, o filme de Daniels percorre as marés mutantes da política americana e das relações raciais; dos assassinatos de John F. Kennedy e Martin Luther King aos movimentos dos Freedom Riders e Panteras Negras, à Guerra do Vietnã e ao escândalo Watergate, Cecil experimenta os efeitos desses eventos tanto como participante quanto como pai de família.
Com um elenco de apoio incrível, que inclui Yaya Alafia, Mariah Carey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Elijah Kelley, Minka Kelly, Lenny Kravitz, James Marsden, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber e Robin Williams, O Mordomo da Casa Branca é uma história de resistência de um homem, do crescimento de uma nação e do poder de uma família.