O Centro Nacional do Cinema, em Paris, anunciou essa semana que o filme Renoir (Renoir), do diretor Gilles Bourdos, será o representante da França para concorrer uma das cinco indicações ao Oscar 2014, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Um dos filmes mais assistidos do Festival Varilux de Cinema Francês de 2013 e destaque na Mostra de SP 2012, o filme estrelado por Michel Bouquet, Christa Theret e Vincent Rottiers, foi um sucesso nas praças onde já estreou e continua em cartaz nos cinemas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Recife e São Luiz do Maranhão.

1915. Em Côte d’Azur. No crepúsculo de sua vida, Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela perda de sua mulher, as dores da idade e as más notícias vindas do front: seu filho Jean foi ferido… Mas uma jovem, Andrée, que aparece em sua vida como que por milagre, vai encher o homem idoso de uma energia inesperada. Repleta de vitalidade, radiante de tanta beleza, Andrée será a última modelo do pintor, sua fonte de juventude. Quando Jean, que chega ferido da guerra, vem passar a convalescência na casa da família, ele descobre ao seu redor, fascinado, aquela que se tornou a estrela ruiva da galáxia Renoir. E naquele Éden do Mediterrâneo, Jean, apesar da séria oposição do velho pintor, vai se apaixonar por aquela que, animada por um desejo desordenado e insaciável, fará dele, jovem oficial indeciso e vacilante, um aprendiz de cineasta…

FICHA TÉCNICA
França | 2012 | 111 min. | Drama

Direção: Gilles Bourdos
Elenco: Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers
Distribuição: Europa Filmes e Mares Filmes

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.