Segundo filme do homem-morcego, “Batman: O Retorno” estreou em 1992 e assim como o primeiro contou com a direção de Tim Burton e Michael Keaton retornando ao papel principal. Mesmo sem querer participar da continuação, Burton resolveu aceitar depois de ler o roteiro.
Com o grande sucesso do primeiro filme o segundo tomou o mesmo caminho, claro que não foi o mesmo sucesso do primeiro. Mesmo assim o longa conseguiu duas indicações ao Oscar, melhor efeito visual e o de efeitos visuais. Muito mais gótico e sombrio que o primeiro O Retorno é considerado um dos melhores da série de filmes sobre o super-herói com toda a escuridão de Gothan City e com o excesso de preto nos figurinos dos atores.
Além do retorno de Keaton como Batman ao elenco, filme conta com participação de dois vilões o ótimo Danny De Vitto no papel de pingüim e a bela Michelle Pfeiffer no papel de mulher-gato, por sinal, o papel da catwoman foi oferecido inicialmente para Annette Bening (Beleza Americana), porém ela ficou grávida e teve que desistir do papel dando chance a Pfeiffer.
“Batman: O Retorno” foi o último bom filme do herói até a chegada de Batman Begins, pois os que vieram antes “Batman Eternamente” e “Batman e Robin” foram uma decepção.