Animações com cenas de duelos de espada e batalhas de arco e flecha sempre chamaram a atenção do público infantil, principalmente dos garotos. Já o público feminino mais chegado as histórias de princesas não tinham muitas alternativas.
“Valente” (Brave) que estreia nesse fim de semana vem para ser a alternativa que faltava para esse público, claro que os garotos também irão simpatizar com a personagem principal que é um misto de princesa guerreira.
Longa conta a história de Merida (Kelly Macdonald) garota corajosa e grande arqueira que vive contestando as decisões da mãe, a rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Um dia ela decide casar a filha com um líder local e assim costurar uma aliança. Merida passa a questionar a tradição e Eis que e entra o lado Disney e ela encontra uma bruxa má. Ela faz um desejo que não sai como o esperado…uma maldição recai sobre sua mãe e para salvá-la ela precisa encontrar a ‘valentia’ ou coragem que existe dentro dela.
Até a feiticeira aparecer o filme é regular para ruim, as piadas são forçadas. O filme inteiro é uma grande decepção, muito aquém de filmes da Pixar. Roteiro fraco e personagens não muito interessantes (inclui Merida). Claro que graficamente não há o que questionar, imagens excelentes, mas nem sempre o gráfico ajuda uma boa produção se a história for fraca.