Dirigido pelo cineasta Tim Burton que havia feito sucesso com a comédia “Os Fantasmas se Divertem” chegou as telonas de todo o mundo e foi um grande sucesso de público. Contando com um elenco estrelado como os atores Jack Nicholson (coringa), Michael Keaton (Batman) e Kim Basinger (Vicki Vale). Longa foi o primeiro de uma série de filmes do herói da DC Comics e foi para as telas com o mesmo nome dos quadrinhos: “Batman” (1989).
Nesse primeiro filme ele foi atrás do vilão fantasiado e que tinha um nome sugestivo, o coringa. Na época a película orçada em pouco mais de 30 milhões chegou a faturar mais de 400 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo e assim impulsionou uma nova seqüência em 1992.
Além do elenco de nome, “Batman” também contava com a mão de Tim Burton que sabia o que fazia. Ele colocou o tom gótico que tanto gosta e que viria a fazer sucesso em seus futuros filmes, a direção de arte também é um marco para um filme do gênero, tanto que ganhou o Oscar nessa categoria em 1990. Porém a escolha de Michael Keaton para o papel principal foi um equívoco, ele não condiz em nada com o forte e esperto Batman das histórias em quadrinhos.
Burton acertou na arte, fotografia, mas pecou com o roteiro. Além de fraco era confuso e nada explicativo. Tudo acontecia de forma estranha e desajeitada. E esse foi o primeiro filme, claro que houveram séries antes, mas no cinema o primeiro filme a marcar mesmo a memória dos fãs é o Batman de 1990.