Após a criação da PIXAR em Fevereiro de 1986, quando Steve Jobs comprou a divisão de computação da Lucasfilm, o primeiro curta-metragem oficial do novo estúdio foi “Luxo Jr.“, que traz a famosa luminária, parte do logo atual do estúdio. Em cima de uma mesa de trabalho vemos uma jovem luminária brincando de bola próxima de outra luminária mais velha. Acidentalmente a bola é furada e a jovem leva uma bronca da luminária mais velha. Triste por perder o objeto, segundos depois, a pequena luminária volta com uma bola ainda maior para continuar a brincadeira.
A idéia de animar uma luminária veio por ser um objeto de fácil modelação, técnica que os animadores do estúdio treinavam naquele momento. Curiosamente a parte em que os animadores mais tiveram dificuldade foi na animação do fio e da bola. Com o sucesso do curta, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor curta animado de 1986, Ed Catmull sugeriu que fossem produzidos mais quatro curtas, nos quais Luxo Jr. apareceria novamente trazendo lições educativas para as crianças. Os curtas foram exibidos no seriado infantil “Vila Sésamo” (Sesame Street) com os títulos: “Leve e Pesado” (Light & Heavy), “Surpresa” (Surprise), “Em Cima e em Baixo” (Up and Down) e “Em Frente e Atrás” (Front and Back).
No ano seguinte, 1987, a Pixar criou o curta “Red’s Dream“. Vencedor de três prêmios, o filme conta a história de um pequeno monociclo vermelho chamado Red, que se encontra a venda pela metade do preço em uma loja de bicicletas. Por muito tempo encostado num canto da loja, Red começa a sonhar que está entrando em um picadeiro de um grande circo ao lado de Lumpy, um palhaço que faz malabarismo para alegrar a platéia. Quando percebe que o palhaço não consegue entreter o público, Red resolve tomar o show para si e sai e começa a fazer malabarismo sozinho enquanto o palhaço cai no chão. A platéia vibra e o aplaude, mas ele acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. O animado se passa numa noite chuvosa na cidade, para que os animadores do estúdio conseguissem testar a animação com chuva e conseguissem usar diversos tipos de iluminação, que até então não tinham sido utilizadas em animação 3D.
Em “Tin Toy“, de 1988, o grande desafio foi conseguir animar seres humanos com a animação computadorizada, já que até então, nenhum estúdio havia tentado. Dirigido por John Lasseter, o curta conta a história de um soldadinho musical chamado Tinny que se apavora com a idéia de ser o brinquedo do bebê Billy. O soldadinho consegue fugir de seu dono se escondendo debaixo do sofá, local onde ele encontra diversos outros brinquedos escondidos. Enquanto isso Billy cai e se machuca. Sentindo-se culpado pelo acidente, Tinny percebe qual o verdadeiro motivo de sua missão como brinquedo. Ele sai debaixo do sofá e chega perto de Billy, que imediatamente o agarra, mas logo o solta, dando mais atenção a uma velha caixa, o que deixa Tinny enciumado. Sendo o primeiro curta-metragem de animação computadorizada a ganhar um Oscar, o animado foi inspirado em uma idéia que Lasseter teve ao observar o sobrinho pequeno brincando com seus brinquedos. Pode-se dizer que foi a partir desse curta que a Pixar teve a idéia de criar “Toy Story” (1995), o primeiro longa-metragem do estúdio.
Continuando com a produção de um curta-metragem por ano, em 1989, a Pixar produziu “Knick Knack” curta que teve como grande desafio, a animação dos flocos de neve. O que é mais interessante nesse curta é saber que existem duas versões dele. As bonecas que aparecem no animado original apresentavam seios fartos, que foram reduzidos quando o curta-metragem estreou nos cinemas em 2004. O divertido curta-metragem foi inspirado nos desenhos de Chuck Jones, da Warner Bros, e conta a história de um mal-humorado boneco de neve, chamado Kick, que vive preso em um globo de cristal, sempre vendo de fora as festas que os outros enfeites participam. Após ser convidado por um dos enfeites, ele faz de tudo para se libertar do globo de cristal, mas quase todas suas tentativas são em vão.
Depois de oito anos sem produzir nenhum curta de animação, por causa da produção do longa-metragem “Toy Story”, em 1997, a PIXAR trouxe o divertido “O Jogo de Geri” (Geri’s Game). Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de 1997, o animado, escrito e dirigido por Jan Pinkava, fala de uma partida de xadrez que um simpático velhinho chamado Geri, joga consigo mesmo. Após os cinco curtas produzidos por Lasseter, “Geri’s Game” trouxe novamente o desafio de animar seres humanos usando computação gráfica. Vale destacar, que o personagem de Geri foi baseado no avô do diretor, Pinkava.
Lançado nos cinemas em 2001, o curta-metragem “Coisas de Pássaros” (For the Bird) venceu o Oscar e o Annie Award. Dirigido e escrito por Ralph Eggleston (dublador do pássaro grande) e produzido por John Lasseter e Karen Dufilho, esse divertido curta fala de um grupo de pássaros que estão sobre um fio de eletricidade em uma linha de transmissão incomodados com a presença de um pássaro, de aparência diferente, que chega para tentar fazer amizade e se juntar a eles.
A partir de 2002, a Pixar além de criar curtas-metragens inéditos para os cinemas, também resolveu produzir curtas inéditos baseados nos personagens originais dos longas-metragens para virem de bônus nos DVDs. O DVD do longa-metragem “Monstros S.A” trouxe, além do curta “Coisas de Pássaros“, o inédito “O Carro Novo de Mike” (Mike’s New Car), uma divertida comédia na qual o monstro verde de apenas um olho, acaba de comprar um carro e convida seu melhor amigo Sulley para experimentar as maravilhas que o carro oferece. O grande impecilho é que, com tanta tecnologia, muitos problemas vão aparecer. Dirigido por Peter Docter e Roger Gould e com a produção de Gale Gortney, “O Carro Novo de Mike” se destaca por ser o primeiro curta-metragem de animação da Pixar no qual temos a presença de diálogos dos personagens.
Bud Luckey foi diretor, roteirista e dublador dos personagens do curta-metragem “Pular” (Boundin’) de 2004. Baseado nas experiências de Luckey, o animado conta a história de um belo carneiro que vivia cantando e dançando feliz em uma pedra onde morava sem nenhum problema. Em um certo dia, o carneiro que sempre teve orgulho de sua lã, é pego por um homem que o tosqueia, e o deixa totalmente sem lã, envergonhado de sua nova aparência. Um dia, um coelho que passa pela estrada, encontra o triste carneiro isolado, explica que todos nós somos diferentes e que sua bela lã com o tempo voltaria a crescer. Com isso o carneiro deveria não ligar para o que os outros achassem e continuar a viver sua vida.
Lançado em 2005, presente no DVD de “Os Incríveis”, o curta “O Ataque de Zezé” (Jack-Jack Attack) mostra tudo o que se passou na casa da família Incrível enquanto a babá Karen cuidava de Zezé. Enquanto ela tenta fazer tudo certo, Zezé começa a descobrir seus novos poderes, causando desespero da adolescente. Assim como no longa-metragem, que fez muito sucesso nos cinemas, Brad Bird voltou ao cargo de diretor e roteirista nesse curta-metragem que traz as músicas Mozart em sua trilha instrumental.
Indicado ao Oscar de Melhor curta de animação, “O Homem de uma Banda Só” (One Man Band) lançado nos cinemas em 2005, conta a história de uma garotinha que está prestes a jogar uma moeda numa fonte dos desejos. Surpreendida por dois músicos que tocam vários instrumentos juntos para disputar a sua atenção e a moeda, a garota acaba com o duelo derrubando acidentalmente a moeda num bueiro. Com a direção e roteiro feitos pela dupla Andrew Jimenez e Mark Andrews, o curta-metragem teve como maior desafio fazer com que os personagens estivessem parecendo tocar todos os 38 instrumentos da orquestra de uma vez só.
Outro curta baseado em seu longa-metragem original é “Mate e a Luz Fantasma” (Mater and the Ghostlight), que foi lançando como bônus material no DVD de “Carros”, contando uma nova história sobre o personagem Mate, que dessa vez é perseguido pela famosa luz fantasma, um globo de luz branco que assombra todos os carros da Rota 66. Dirigido por John Lasseter e Dan Scanlon, o curta foi inspirado em uma história real que ambos escutaram, por um morador, quando estavam fazendo a viagem de pesquisa para a criação do longa-metragem.
Durante a noite, em uma fazenda isolada, um estudante alienígena chamado Stu começa a fazer diversas tentativas para abduzir um humano que dorme tranquilamente. Monitorado por seu professor, Mr. B, o atrapalhado alienígena não tem uma tarefa fácil, causando diversos estragos, pois todos os botões no enorme painel são idênticos. Em questão de segundos Mr. B resolve vários problemas para que assim possam ir embora do planeta Terra. Dirigido por Gary Rydstrom, “Quase Abduzido” (Lifted) foi lançado nos cinemas em 2007, antes da exibição de “Ratatouille” e contou até mesmo com a participação do cachorro do diretor.
Todos os curtas citados podem ser encontrados juntos no DVD lançado recentemente pela Disney, “Pixar Short Films Collection – Volume 01?, apresentados juntos com um excelente making of que traz a história do estúdio e dos curtas em si, os quatro episódios de “Luxo Jr.” para o programa “Vila Sésamo” (Sesame Street), comentários em áudio e quatro extras escondidos contendo animações de ondas, bandeiras, cadeira de praia e até mesmo a animação a lápis do curta “Luxo Jr.”.
Obs. Matéria publicada também no site Cinema com Rapadura