A coluna Leitura Extra de hoje volta um pouco no tempo e traz uma matéria que mesmo antiga, vale muito a pena ser conferida pelos fãs das animações dos estúdios de Walt Disney. Para os que não se lembram, um dos grandes destaques desse ano do Anima-Mundi, sem duvida nenhuma, foi o making of ao vivo do longa-metragem de animação, “Bolt: Supercão“, realizado pelo o brasileiro Renato dos Anjos e o espanhol Leo Sanchez-Barbosa, ambos animadores dos Estúdios Disney. A apresentação aconteceu tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo e uma matéria foi publicada no blog do Anima-Mundi, que pode ser conferida abaixo.
Walt Disney Studios apresenta o
making of de Bolt

Um estudo do supercão Bolt, mostrado por Renato e Leo durante
a apresentação na Praça Animada, no Rio.


No dia 24 de Julho, às 21h no Memorial 2, foi a vez de São Paulo conferir a apresentação especial de Bolt, oferecida pelo brasileiro Renato dos Anjos e o espanhol Leo Sanchez-Barbosa, ambos animadores dos Estúdios Disney.

Antes da exibição do filme, a dupla preparou uma apresentação que mostrou minuciosamente a construção em 3D do personagem principal do filme, as referências usadas (certo clássico da Disney de mais de 50 anos serviu de inspiração para o cãozinho, criado com as modernas tecnologias digitais de hoje em dia), as mudanças recentes que ocorreram no estúdio após a fusão com a Pixar. É como um extra de DVD ao vivo, apresentado diretamente por dois profissionais que se envolveram de corpo e alma na produção desse filme, um divisor de águas nos Estúdios Disney. Foi a partir de Bolt que se implementou uma maior integração entre os departamentos do estúdio e uma preocupação maior artística nas produções.

Renato dos Anjos nasceu em São Bernardo do Campo, e quando tinha 14 anos, entrou como estágiário no estúdio de animação de Daniel Messias. A partir de 1997, mudou-se para os Estados Unidos, para se especializar. Leo Sanchez Barbosa é catalão e sempre teve como paixão desenhar.Foi trabalhar em Londres, onde a indústria de animação europa é mais forte, e posteriormente nos Estúdios Disney, em Burbank, onde trabalhou com Renato. Ambos foram responsáveis pela expressividade dos personagens em Bolt, quando implementaram mudanças já na fase de produção, o que teve uma influência crucial na qualidade da animação.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.