Em entrevista cedida para o site Deadline.com, o cineasta Guillermo del Toro (“Hellboy” e “O Labirinto do Fauno”) confirmou estar trabalhando em uma nova adaptação do clássico conto de fadas italiano, “Pinóquio“, que deverá voltar aos cinemas em um longa-metragem de animação usando técnicas de animação em stop-motion.
De acordo com Del Toro, a nova versão será um pouco mais sombria das histórias que estamos mais acostumados. “Tem de haver escuridão em qualquer conto de fadas ou narrativa infantil, algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. A gente tende a falar que algo foi ‘disneificado’, mas muita gente esquece o quão perturbadoras são as melhores animações da Disney, incluindo aquelas duas crianças que são transformadas em burrinhos em ‘Pinóquio’.“
Baseado em um livro de ilustrações publicado em 2002 por Gris Grimly, a nova versão será mais fiel a versão original criada pelo italiano Carlo Collodi. “O que estamos tentando fazer é apresentar um ‘Pinóquio’ que seja mais fiel ao que Collodi escreveu. Que seja mais surreal e um pouco mais sombrio do que o que já vimos antes“, explicou Del Toro.
O roteiro do animado está sendo criado pelo parceiro de Del Toro, Matthew Robbins, e a direção ficará nas mãos de Mark Gustafson e o próprio Gris Grimly.
O estúdio responsável pela produção da animação será o mesmo que levou aos cinemas o indicado ao Oscar, “O fantástico Sr. Raposo“, de Wes Anderson, além disso, o roqueiro australiano Nick Cave foi chamado para fazer a consultoria musical do projeto, que não tem previsão de lançamento.