Depois de “Enrolados” (em cartaz nos cinemas norte-americanos) e “Ursinho Pooh” (estreia em 2011), tudo indica que os diretores John Musker e Ron Clements (os mesmos de sucessos como “As Peripécias de um Ratinho Detetive“, “A Pequena Sereia“, “Aladdin“, “Hércules“, “Planeta do Tesouro” e “A Princesa e o Sapo“) devem assumir a direção do próximo grande lançamento da Walt Disney Animation Studios.
Sem previsão de lançamento, o projeto na qual os diretores estão envolvidos é a adaptação do famoso livro do escritor Terry Pratchett, “Mort: The Fourth Discworld Novel” (no Brasil, “O Aprendiz De Morte“). Tudo que se sabe até agora é que ele será produzido em animação tradicional, mais conhecida como 2D, que imortalizou várias animações do estúdio como “A Bela e a Fera“, “O Rei Leão“, “A Bela Adormecida” e o clássico “Branca de Neve e os Sete Anões“.
De acordo com uma matéria do site JimHillmedia, a artista de desenvolvimento visual Claire Keane é um dos primeiros nomes a ser anunciados no projeto, depois de encerrar seu trabalho na produção de “Enrolados” (Tangled), que se encontra em cartaz nos cinemas norte-americanos. “What’s next for this irrepressible visual development artist? Claire [Keane] is actually already working with Ron Clements and John Musker’s (who – FYI – makes a blink-and-you’ll-miss-it cameo appearance in Randy Cartwright & John Lasseter’s walk-thru film of the Walt Disney Animation Studios circa 1980) next project“.
Misturando muita fantasia com o melhor e mais refinado humor negro inglês, os mais de 25 títulos da coleção Discworld (Mundo do Disco) foram escritos pelo ex-jornalista Terry Pratchett, ainda na década de 80. Em “Mort: The Fourth Discworld Novel” (no Brasil, “O Aprendiz De Morte“), quarto volume da série, conhecemos a história de um esqueleto com brilhantes luzes azuis em suas órbitas oculares e dono de uma voz semelhante a “lajes de chumbo caindo sobre granito”, que oferece a Mortimer, um desajeitado rapaz de interior, uma proposta irrecusável; tornar-se seu aprendiz.
Após receber a garantia de que não é preciso estar morto para conseguir esse trabalho, Mort aceita o cargo. Mas os conflitos surgem quando a descoberta do amor passa a interferir nas responsabilidades do garoto. Apaixonado pela princesa Keli e incumbido de matá-la, o rapaz não consegue cumprir sua tarefa. Ao invés de atingir a garota com a foice da morte, Mortimer desfere o golpe mortal contra o assassino, criando assim uma realidade paralela, que entra em conflito com o destino.