Nesta última semana, uma noticia do jornal Los Angeles Times foi muito comentada entre os fãs de animação, pois de acordo com a publicação a Disney estaria desistindo de produzir longa-metragens de animação inspirados nos contos de fadas. Resumindo, os clássicos e conhecidos “filmes de princesa” deixariam de ser produzidos, pelo fraco desempenho que “A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) teve ano passado nos cinemas e pelo preconceito de ser taxados apenas como filmes de menina.
De acordo com o veículo, a Walt Disney Pictures afirmou que “Enrolados” (Tangled), versão contemporânea da história de Rapunzel, seria o último conto de fadas produzido. Como o nosso parceiro Animation-Animagic destacou, o presidente dos estúdios da Disney e Pixar, Ed Catmull afirmou que a produção de filmes baseados em contos de fadas podem sim voltar ao estúdio, caso alguém tenha uma idéia inovadora, mas ele afirma que no momento “não teremos outros musicais e contos de fadas em produção“.
Com tal afirmação, fica claro que “A Rainha da Neve” (The Snow Queen) e “João e o Pé de Feijão” (Jack in the Beanstalk) não devem entrar em produção tão cedo no estúdio, mas vale lembrar, que o novo longa-metragem do “Ursinho Pooh” (Winnie the Pooh) irá conter algumas canções.
O Animagic ainda informou que “os executivos querem que os produtores e artistas tenham liberdade e ousadia para sair das fórmulas previsiveis e seguras – o que, ironicamente, vai contra as saídas de pessoas talentosas como Chris Sanders – cujo ‘American Dog’ (que depois se tornou ‘Bolt: Supercão’) e ‘Lilo & Stitch’ eram novidades“.
Que a Walt Disney Animation Studios precisa se adaptar a nova geração, isso todos sabemos, pois como citou a produtora Bonnie Arnold (“Tarzan” e “Como Treinar o seu Dragão“) as nova animações precisam se espelhar nos grandes filmes de ação com efeitos visuais que uma geração passada consideraria algo mais adulto e que hoje agrada e muito as crianças também. “Você vê crianças do ensino básico formando fila para ver Homem de Ferro, Transformers…. para ser honesta, isso é com quem estamos concorrendo em certo nível“, afirma.