Em cartaz apenas a três dias, o longa-metragem de animação “RIO“, dirigido por Carlos Saldanha, teve a maior abertura do ano no Brasil com bilheteria superior a R$ 13.500.000,00 e público de mais de 1.100.000 pessoas.
Nas salas 3D, a renda total foi de R$ 8.166.000,00 e público de 550.000 espectadores. “RIO“, da distribuidora Fox Film do Brasil, posiciona-se como a maior abertura de uma animação no País. E, após o fim de semana de lançamento, “RIO” figura entre os Top 5 de bilheteria na história do cinema no Brasil. Os outros quatro são continuações (por ordem de abertura: “Homem Aranha 3“, “Tropa de Elite 2“, “Lua Nova“, “RIO”, “A Era do Gelo 3“).
No mercado internacional, a animação, que estreou em 72 localidades, confirmou o desempenho obtido nas salas de exibição brasileiras, somando bilheteria de US$ 55 milhões. Liderando o ranking de bilheteria está a Rússia, com US$ 11,3 milhões (em 4 dias) e, em segundo, o Brasil com US$ 8,3 milhões (em 3 dias). Mas em público o Brasil foi o primeiro mercado do mundo, com mais de 1.100.000 de espectadores. A Rússia, na segunda posição, levou 1.020.000 de pessoas aos cinemas. Em outros territórios como México, Alemanha, Reino Unido, China, Hong Kong, Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros, “RIO” ficou no topo do ranking dos filmes mais vistos do final de semana.
Dos criadores da trilogia de enorme sucesso A Era do Gelo, “RIO” é uma aventura cômica em uma das cidades mais lindas do mundo. Blu é uma ararinha domesticada que nunca aprendeu a voar, que vive pacatamente com sua dona e melhor amiga, Linda, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Blu e Linda acreditam que ele seja o último de sua espécie, mas quando descobrem a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro, partem em busca da longínqua e exótica terra para encontrar Jade, a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Com ajuda da astuta Jade e de um grupo de pássaros espertinhos e bons de bico, Blu consegue escapar. Agora, com novos amigos ao seu lado, Blu terá que buscar coragem para aprender a voar, estragar os planos dos sequestradores que estão em sua cola, e regressar com Linda – a melhor amiga que uma ave pode ter.
Desde última sexta-feira, simultâneo ao lançamento do animado nos cinemas, o Shopping Anália Franco apresenta uma atividade infantil gratuita inspirada no longa, a única atração da cidade.